Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Mobilidade Urbana
  • Prefeitura realiza Seminário pela Conscientização e Prevenção aos Acidentes de Trânsito

Prefeitura realiza Seminário pela Conscientização e Prevenção aos Acidentes de Trânsito

A Prefeitura de Quissamã, através das secretarias de Saúde, Segurança Pública e Trânsito e Mobilidade Urbana, realizou nesta terça-feira (21), no auditório da Prefeitura, o 1° Seminário pela Conscientização e Prevenção aos Acidentes de Trânsito, que faz parte das ações da Campanha Maio Amarelo – A Paz no Trânsito Começa Por Você. Foram convidados especialistas em trânsito e profissionais que atuam diretamente na saúde, no dia a dia das ocorrências.

O secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Victor Arquejada, destacou que a iniciativa tem a finalidade de mobilizar a sociedade para um trânsito mais seguro, ressaltar a importância de seguir as normas de trânsito e conscientizar a população sobre acidentes.

“Hoje é um encontro para conversar sobre questões do trânsito e mobilidade. É uma demanda em todo Brasil e no nosso município não é diferente. Estamos aí com os agentes de trânsito fazendo uma fiscalização mais contundente nas ruas, mas a luta é diária, a responsabilidade é de todos nós, do motorista ao pedestre, envolvendo órgão público. Se acompanharmos toda a legislação de trânsito e normas existentes, evitamos ao máximo o acontecimento de sinistros de trânsito”, disse.

As campanhas do Maio Amarelo tem como propósito discutir e criar estratégias voltadas à segurança viária. Na programação do evento, foram abordados os trabalhos da Secretaria de Mobilidade Urbana, as estatísticas e segurança do Departamento de Trânsito (DEMUTRAN), com a Instrutora de Trânsito, ngela Mamede, palestra sobre “Estatísticas de Sinistros de Trânsito em Macaé-RJ e o trabalho da Coordenação de Educação para o Trânsito”, com o Coordenador do setor, Ralph Salvador, além dos dados compilados do trânsito de Quissamã e da Saúde, com a Coordenadora de Ações Programáticas, Amanda Monteiro, e a Gerente do Programa Saúde na Escola, Cida Barcelos.

Segundo a secretária de Saúde, Milena Viana, os sinistros de trânsito têm impacto direto na saúde pública.

“Para algumas pessoas, é somente um acidente, mas as vítimas vão para o nosso Hospital, passam por cirurgia e podem chegar a óbito. Muitos nem chegam a tempo do atendimento. Temos um número de leitos expressivos, mas grande parte destes são ocupados por vítimas de acidentes que, em muitos casos, poderiam ser evitados. A prevenção de acidentes é a redução de custos na saúde. Então poderíamos estar direcionando mais ações e promovendo outros Programas”, comentou.

A iniciativa também contou com atividade educativa com alunos da Escola Municipal Tânia Regina de Paula. Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) orientavam os jovens para informar sobre as leis de trânsito vigentes, uso do semáforo, placas de sinalização, faixa de pedestres, entre outras.

Também estiveram presentes o chefe de Gabinete, Luciano Lourenço; a subsecretária de Saúde, Andréa Oliveira; e o secretário de Mobilidade Urbana, Carlos Augusto de Souza.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.