Prefeitura passa oferecer exames gratuitos de brucelose e tuberculose bovina

Por meio do Programa de Assistência Médica Veterinária, a Prefeitura de Quissamã vai oferecer aos produtores do município exames gratuitos para diagnóstico de brucelose e tuberculose bovina. Para ter acesso aos serviços, os interessados devem se dirigir ao Posto de Defesa Agropecuária, no Parque de Exposição Renato Queirós Carneiro da Silva e fazer o pré-cadastro. Posteriormente, os proprietários serão comunicados sobre dias e horários para a realização do exame e o procedimento será realizado na própria propriedade pela equipe.
“Trata-se de uma ação inovadora, pois é a primeira vez que a Prefeitura oferta esse tipo serviço gratuitamente aos nossos produtores. É um avanço e um serviço extremamente importante para toda cidade. Através dessa iniciativa, estamos dando um passo significativo em proteção aos animais, mas principalmente a saúde humana. Com trabalho, parceria e articulação vamos desenvolvendo nossa cidade”, pontuou a Prefeita Fátima Pacheco.
O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, José Borba, também destaca a importância da iniciativa. “Esses exames são fundamentais para avaliarmos a saúde do animal de grande porte e nos possibilita ter um rebanho livre de doenças”, disse .
A veterinária Luíza Barcelos destaca que por mês serão realizados 50 exames. “É uma ação que vai beneficiar toda a cidade. A brucelose e a tuberculose bovina são duas zoonoses que podem ser transmitidas dos animais para o ser humano através da ingestão do leite in natura, queijo minas, carnes de animais contaminados ou em contato direto com os animais infectados. Será um trabalho feito com os animais, mas visando, principalmente, a saúde pública. Vamos começar atendendo aos pequenos produtores”, explicou.
A brucelose é caracterizada como uma doença causada por uma bactéria, sendo responsável por grandes prejuízos no rebanho de bovinos, devido a abortos, redução da fertilidade e queda na produção leiteira. Já a tuberculose bovina é apontada como uma doença infectocontagiosa de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium bovis, da família Mycobacteriaceae. Acomete principalmente bovinos e bubalinos e pode afetar também suínos, equinos, aves, pequenos ruminantes, cães e gatos e humanos.