Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Prefeita Fátima Pacheco representa Quissamã no Festival da Diáspora ao lado da ministra Anielle Franco

A prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, participou do Festival da Diáspora 2024, nesta sexta-feira (23), no Rio. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco abriu o evento internacional, que debate políticas públicas de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial nas Américas. Quissamã é um dos pioneiros na adoção de políticas públicas antirracistas, com participação no Pacto de Combate ao Racismo e da Rede Global de Cidades Antirracistas, além da promoção de ações e atividades no município.

Fátima Pacheco se encontrou com a ministra Anielle Franco e a convidou para conhecer o Complexo Histórico Cultural Fazenda Machadinha, uma região que preserva a tradição e história quilombola na cidade. A secretária municipal de Assistência Social, Tânia Magalhães, e a coordenadora de Políticas para a Igualdade Racial, Jovana de Azevedo, também estiveram no evento.

“Participamos desse evento internacional que debate essa pauta tão importante para todo o mundo. Encontramos a Anielle, uma ministra que tem feito um trabalho brilhante unindo o país na pauta de combate ao racismo. A convidamos para conhecer Machadinha, um lugar que preserva as tradições quilombolas. Também conversamos sobre o trabalho que desenvolvemos em Quissamã, que garante direitos e o empoderamento”, disse a prefeita Fátima Pacheco.

Quissamã possui a segunda maior média populacional de quilombolas do Estado do Rio — 4,43% dos habitantes declarados quilombolas, de um total de 22.393 habitantes — de acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2023, a Fazenda Machadinha sediou o 1º Seminário da Rede Global de Cidades Antirracistas, recebendo representantes de mais de 70 municípios do Estado do Rio.

“Foi um encontro com troca de experiência, que contou com a participação de cidades dos Estados Unidos. Mostramos o que Quissamã tem desenvolvido no combate ao racismo e defesa dos povos, além de buscar novas parcerias para ampliar as ações”, conta Tãnia Magalhães.

O Festival da Diáspora é um encontro de destaque que celebra e promove a diversidade cultural, ao mesmo tempo em que cria um espaço inclusivo e inovador para diálogo, aprendizado e colaboração. O evento é uma referência internacional no tema, reunindo mais de 200 participantes de cidades dos Estados Unidos e do Estado do Rio.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.