A Prefeita Fátima Pacheco recebeu nesta terça-feira (19) em seu Gabinete, os dois jovens representantes de Quissamã no Parlamento Juvenil (PJ) 2023. Camily Azevedo (eleita) e Jonathan Luan Nunes (suplente), vinculados ao Programa Jovens em Ação, terão oportunidade de viver uma experiência imersiva como deputado estadual, por uma semana, com direito a formulação de Projeto de Lei e votação em Plenário.
Fátima Pacheco destacou a iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) e elogiou o interesse dos jovens em exercer a atividade política e a vivência do processo legislativo.
“Vão levar o nome de Quissamã e a força da nossa juventude para o parlamento da ALERJ. Só elogiar o trabalho do presidente Rodrigo Bacellar. Sem dúvidas, vai ser de muito aprendizado para esses jovens. Poder escrever e defender um Projeto de Lei, lidar com jovens de todo Estado, trabalhar a parte da liderança com a juventude e participando com a militância, conhecendo a política. Que possam aproveitar ao máximo essa oportunidade”, comentou Fátima.
A Parlamentar Juvenil eleita em Quissamã tem apenas 16 anos e é moradora do bairro Mathias. Camily Azevedo comenta a oportunidade de representar o município.
“No início, achei legal a ideia de aprender e representar a cidade. Achei importante e vai servir como aprendizado ter esse contato com o pessoal do Estado. Acho que vou aprender bastante coisa, tanto pessoal quanto profissional. Minha campanha foi mandando mensagem, contei com ajuda dos amigos para divulgar também”, disse a jovem.
O Parlamento Juvenil simula os moldes do parlamento convencional, com direito a escolha da Mesa Diretora, Regimento Interno e votação em plenário. Durante uma semana, os estudantes eleitos passam a ter as mesmas atribuições de um deputado estadual e discutem e aprimoram Projetos de Lei de sua própria autoria que podem virar leis oficiais para toda a população fluminense.
Nesta quarta-feira (20), os jovens passam pela primeira capacitação, em Macaé. Na quinta (21), será em Campos.
Também participaram a Subsecretária de Assistência Social, Valquiria Barcelos; e a Coordenadora do Programa Jovens em Ação Rose Rodrigues.