Parceria entre Prefeitura e Enel é sucesso na oferta de serviços para a população

Um dia repleto de serviços voltado às famílas cadastradas nos programas sociais e toda a população de Quissamã, com ações integradas das secretarias de Assistência Social, Saúde, e das Coordenadorias de Esporte e Juventude, Segurança Pública, Comunicação Social e Defesa Civil. Assim foi o “Interação”, realizado nesta quinta-feira (14), no Centro Cultural Sobradinho, contando ainda com a parceria da Enel, que ofereceu o atendimento de área de sustentabilidade aos moradores do município, mediante apresentação da conta de luz.
Ao longo do evento aconteceram várias apresentações no palco do Sobradinho. Logo pela manhã, houve a ginástica laboral, com o professor de Educação Física Frederico Azeredo; logo depois foi a vez do desfile da oficina de bijuterias, produzidas pelas usuárias do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS I e II), do Sítio Quissamã e Barra do Furado. Na parte da tarde, ocorreu a apresentação da Banda de Latas da Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo, do Quilombo Machadinha; e, para finalizar, aula de zumba da oficina do Centro Cultural Sobradinho, com a orientação daprofessora Fabiana Machado.
No pátio do Sobradinho também foi montada a Cidade do Trânsito, apresentada pela Coordenadoria Especial de Segurança Pública; brinquedos infláveis, pela Coordenadoria Especial de Esporte e Juventude; além de uma simulação de incêndio, promovida pela equipe da Defesa Civil.
Foram montados também estandes da secretaria de Assistência Social, com uma ação de beleza com corte de cabelo masculino e feminino, designer de sobrancelha; oficina de bijuterias e artesanato do CRAS I e II; recadastramento do Programa Bolsa Família e assinatura mensal do Programa Renda Mínima.
Sucesso no turno da manhã, o desfile de bijuterias comprovou o sucesso da oficina, implementada recentemente, que tem sido fundamental no trabalho de recuperação da autoestima e complemento de renda das mulheres participantes. “Desde que comecei a participar das atividades, passei a vender as bijuterias para minhas clientes em Macaé. Já tenho várias encomendas para o Ano Novo e para ano que vem”, contou Jussara Silva, de 25 anos, moradora da localidade da Penha, que é profissional autônoma na produção de doces caseiros.
A secretaria de Saúde disponibilizou o serviço de prevenção em saúde através da aferição de pressão arterial, teste de glicemia; informações sobre os Programas de DST/AIDS e Tabagismo; ações da Vigilância em Saúde do Trabalhador, Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental; e do artesanato do projeto “Loucos por você”, do Centro de Assistência Social (CAPS).
Parceira na ação integrada com os órgãos da Prefeitura de Quissamã, a Enel realizou o atendimento voltado para a sustentabilidade, através de um estande montado no pátio do Sobradinho, atendendo os moradores participantes do Interação. “Com o serviço Enel Compartilha, nossos clientes conseguem receber informações sobre consumo consciente de energia, utilização da energia de forma segura, ganhando uma lâmpada de Led à base de troca por sua participação com a conta de luz, além do cadastramento baixa renda”, explicou Robson Santiago, um dos técnicos da empresa presente ao evento.
A prefeita Fátima Pacheco expressou seu encantamento após circular pelos estandes do Interação e apreciar o desfile de bijuterias com crianças, adolescentes e mulheres, moradoras de diversos bairros e localidades do município, participantes da oficina de bijuterias do CRAS I e II, do Sítio Quissamã e Barra do Furado, respectivamente.
“Tem imagens que falam mais do que mil palavras. Todas essas mulheres que desfilaram aqui nesse palco, representam todas nós, que temos o direito de ter uma vida digna. E é isso que queremos promover nas pessoas, através dos serviços da Assistência Social, com ações integradas das diversas secretarias para a população do nosso município. É emocionante ver o trabalho de qualidade dessas peças que podem ser vendidas em qualquer loja do país”, destacou a prefeita.
Fátima salientou a importância do trabalho realizado nos Centros de Referência da Assistência com as mulheres do município, que possibilita a independência de muitas delas. “Infelizmente nem todos os homens conseguem lidar com esse empoderamento, agredindo suas companheiras de várias formas, não só fisicamente mas também psicologicamente. Para 2018 vamos implementar a Patrulha Maria da Penha, circulando pela cidade em parceria com a Guarda Municipal, pois não podemos admitir que em pleno século XXI esse tipo de situação aconteça em nossa cidade. O maior investimento do nosso governo será nas pessoas. E é nesse rumo que vamos continuar caminhando”, concluiu.