Parada Pedagógica: 40 dias de imersão na leitura e escrita na rede municipal

De 18 de maio a 15 de julho, as escolas municipais de Quissamã vão realizar a Parada Pedagógica, uma iniciativa visa sanar as perdas de aprendizagem ocasionadas pela pandemia. Nesta quarta-feira (11), a secretária de Educação, Helena Lima, e a equipe de pedagógica da secretaria estiveram reunidas com os professores. O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura.
Mais de 3 mil alunos da Educação Infantil (Pré-I e II), anos iniciais e finais do Ensino Fundamental vão participar da ação. Na Educação Infantil, o foco será o reconhecimento do alfabeto, a escrita do nome e a consciência fonológica. O reforço será desenvolvido dentro da carga horária diária, nas primeiras duas horas do dia letivo.
Os alunos foram submetidos a uma avaliação para identificação das dificuldades. Para a Parada Pedagógica, os estudantes vão experimentar uma imersão na leitura e escrita. Eles serão divididos em grupos de acordo com a necessidade do reforço: letras, palavras. Frases, parágrafos e texto.
A secretária de Educação destaca o novo desafio.
“O primeiro bimestre foi suficiente para entender que os alunos precisam de uma atividade mais propositiva, de uma ação mais direta para que possam concluir o processo de alfabetização. A Educação é temporal, quanto mais tempo se perde para concluir o processo de alfabetização, mais dificuldade os alunos vão ter. Nesse sentido, decidimos “parar” o currículo para que possamos aplicar atividades propositivas”, frisou Helena Lima.