PAMVet apresenta balanço das atividades

Implantado no município com a proposta de oferecer a castração gratuita de cães e gatos, palestras educativas e exames para diagnóstico de brucelose e tuberculose bovina, o Programa de Assistência Médica Veterinária (PAMVet) retomou, nesta semana, suas atividades no bairro de Santa Catarina. O atendimento aconteceu Unidade de Saúde local, com avaliação clínica e exames laboratoriais de 22 animais, que cujos tutores já tinham feito o cadastro.
De acordo com balanço apresentado pela veterinária Luiza Barcelos, responsável pela ação, no primeiro ano, entre março de 2019 e fevereiro de 2020, foram realizados atendimentos em sete Unidades de Saúde: Morro Alto, Alto Grande, Matias, Centro, Carmo, Caxias e Barra do Furado. “Ao todo, foram 423 animais cadastrados convocados, sendo 315 animais presentes examinados e 288 animais aptos castrados, além de atendimentos e castrações dos animais de Protetores Animais e animais residentes em locais públicos; 28 atendimentos a animais resgatados pela Guarda Municipal; 600 exames de brucelose e tuberculose bovina, com dois casos positivos para brucelose notificados ao MAPA E NDA Municipal”, explicou Luiza.
A veterinária reforçou ainda que no decorrer do programa também foram realizadas palestras técnicas/educativas e teatro de fantoches; e realização e participação em oito eventos. “É importante reforçar que os animais atendidos nesse primeiro ano foram cadastrados no dia 20 de março de 2019, no lançamento do programa, que somente neste dia recebeu 462 inscrições. Já nesta segunda fase, vamos atender os animais inscritos nos PSF”, enfatizou.
O PAMVet é uma iniciativa gratuita da Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria municipal de Saúde, e está dividido em quatro etapas, sendo a primeira, o pré-cadastro; segunda, o agendamento para avaliação clínica e exames laboratoriais para avaliar as condições dos animais para fazerem as cirurgias; terceira, cirurgia e a quarta, pós-operatório. “Esse ano o programa também conta com exames de Anemia Infecciosa Equina e Mormo”, acrescentou a veterinária Luiza Barcelos.