Outubro Rosa tem atividades de conscientização na Prefeitura

No mês dedicado à Campanha Nacional de Conscientização e Prevenção contra o Câncer de Mama e do Colo de Útero, diversas atividades estão sendo realizadas em Quissamã para abordar a temática. Na manhã desta terça-feira (16), foi a vez de uma ação no hall da Prefeitura, para servidoras e servidores do prédio administrativo. A programação incluiu distribuição de panfletos informativos sobre a campanha, aferição de pressão arterial e medição de glicemia. Já no Conjunto Habitacional Luiz Gonzaga Lemos foi realizada uma roda de conversa com os profissionais da Unidade de Saúde da Família do Carmo.
Além de orientações sobre o câncer de mama e do colo do útero, nos dois eventos, também foram feitas abordagens sobre tabagismo, alimentação saudável, sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Gláucia Favila, enfatizou a importância do autoexame. “Cerca de 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao apalpar suas mamas. É fundamental que elas fiquem atentas ao aparecimento de caroços (nódulos), alterações no bico do peito, pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e à saída espontânea de líquido dos mamilos”, explicou.
As atividades no município têm como foco a promoção da saúde. Durante todo o mês diversas ações estão sendo realizadas nas Unidades de Saúde da Família, escolas, igrejas, hall da Prefeitura e Centro de Saúde.
O câncer de mama é apontado pelo Ministério da Saúde como o segundo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, e responde por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Ainda segundo informações, mesmo sendo raro, a doença acomete também os homens, que respondem por 1% dos casos.
Na continuidade das ações no município, no dia 20, haverá uma roda de conversa sobre Câncer do Colo do Útero e Câncer de Mama, Sífilis e outras ISTs, tabagismo e alimentação saudável no evento ‘Família na Escola’, na Penha. Já no dia 23, encerrando as atividades, será realizada uma caminhada pela rua do Comércio, na área central da cidade.