Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Outubro Rosa: 2º Encontro das Rainhas aborda a importância da prevenção ao Câncer de Mama

Com o objetivo de sensibilizar sobre a importância de prevenção ao Câncer de Mama e de homenagear mulheres que enfrentaram ou ainda estão enfrentando a doença, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Quissamã, através dos Programas de Saúde da Mulher, de Doenças Crônicas e Não Transmissíveis e de IST, promoveu o 2° Encontro das Rainhas, nesta segunda-feira (9) no Centro de Especialidades.

O evento reuniu pacientes que estão em tratamento e que estão em acompanhamento pós alta médica para receberem palestras sobre a influência do estresse na líbido, com o psicanalista Léia Santos, e sobre o acompanhamento multiprofissional pós-tratamento contra o câncer de mama, com a enfermeira da USF de Caxias Vivian Abreu. Além disso, as rainhas ainda participaram de uma aula de dança com Fabiana Machado, sorteio de brindes e receberam maquiagem profissional da cabeleireira e maquiadora Nádia Ribeiro.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Doenças Raras e Não Transmissíveis, Andréa Oliveira, cerca de 80 mulheres são assistidas atualmente pela Secretaria de Saúde. “O Encontro das Rainhas é uma forma reunir mulheres que estão ou que já estiveram em tratamento do câncer de mama. Elas trazem suas experiências com o tratamento e acompanhamento integral realizado pelos Programas de Saúde da Mulher e de Doenças Crônicas e Não Transmissíveis, com apoio psicológico e acompanhamento no Programa Estratégia Saúde da Família”, explicou.

Já a coordenadora do Programa Saúde da Família, Bruna Souza, ressaltou que “o Encontro das Rainhas é uma forma de uma mulher encorajar a outra com a troca de experiências e motivação, criando assim uma rede de apoio mais forte”.

A senhora Vânia Maria Pinto, 69 anos, é uma das mulheres que já receberam alta médica pós-tratamento do câncer de mama, e que atualmente recebe o acompanhamento da rede de saúde do município. “Eu descobrir o nódulo no seio no banho, ao fazer o autoexame. Imediatamente busquei ajuda médica e fui encaminhada para a cirurgia e todos os tratamentos para combate o câncer. Hoje, de alta médica, eu ressalto a importância de todas as mulheres fazerem o autoexame com regularidade, conhecendo seu corpo e, aparecendo qualquer sinal estranho, procurar logo ajuda médica”, frisou Vânia Pinto.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.