Com o objetivo de sensibilizar sobre a importância de prevenção ao Câncer de Mama e de homenagear mulheres que enfrentaram ou ainda estão enfrentando a doença, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Quissamã, através dos Programas de Saúde da Mulher, de Doenças Crônicas e Não Transmissíveis e de IST, promoveu o 2° Encontro das Rainhas, nesta segunda-feira (9) no Centro de Especialidades.
O evento reuniu pacientes que estão em tratamento e que estão em acompanhamento pós alta médica para receberem palestras sobre a influência do estresse na líbido, com o psicanalista Léia Santos, e sobre o acompanhamento multiprofissional pós-tratamento contra o câncer de mama, com a enfermeira da USF de Caxias Vivian Abreu. Além disso, as rainhas ainda participaram de uma aula de dança com Fabiana Machado, sorteio de brindes e receberam maquiagem profissional da cabeleireira e maquiadora Nádia Ribeiro.
De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Doenças Raras e Não Transmissíveis, Andréa Oliveira, cerca de 80 mulheres são assistidas atualmente pela Secretaria de Saúde. “O Encontro das Rainhas é uma forma reunir mulheres que estão ou que já estiveram em tratamento do câncer de mama. Elas trazem suas experiências com o tratamento e acompanhamento integral realizado pelos Programas de Saúde da Mulher e de Doenças Crônicas e Não Transmissíveis, com apoio psicológico e acompanhamento no Programa Estratégia Saúde da Família”, explicou.
Já a coordenadora do Programa Saúde da Família, Bruna Souza, ressaltou que “o Encontro das Rainhas é uma forma de uma mulher encorajar a outra com a troca de experiências e motivação, criando assim uma rede de apoio mais forte”.
A senhora Vânia Maria Pinto, 69 anos, é uma das mulheres que já receberam alta médica pós-tratamento do câncer de mama, e que atualmente recebe o acompanhamento da rede de saúde do município. “Eu descobrir o nódulo no seio no banho, ao fazer o autoexame. Imediatamente busquei ajuda médica e fui encaminhada para a cirurgia e todos os tratamentos para combate o câncer. Hoje, de alta médica, eu ressalto a importância de todas as mulheres fazerem o autoexame com regularidade, conhecendo seu corpo e, aparecendo qualquer sinal estranho, procurar logo ajuda médica”, frisou Vânia Pinto.