A atriz Laíse Câmara, da série “Os 10 Mandamentos”, a diretora de arte, Mary Schott e o diretor de fotografia, Maurício de Paula visitaram Quissamã na manhã deste sábado (18), para conhecer o município que terá locações de uma minissérie, com base no conto “Lulu Bergantim não atravessou o Rubicon”, do romancista José Cândido de Carvalho, o mesmo autor de “O Coronel e o Lobisomem”.
Os profissionais da produção de audiovisual foram recebidos durante um café da manhã, no Centro Cultural Sobradinho, pela prefeita Fátima Pacheco e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, além dos coordenadores especiais de Turismo, Luis Fonseca; e de Cultura e Lazer, Oscar Luiz.
De acordo com a colaboradora do projeto, Patrícia Cordeiro, serão cinco episódios com possibilidade de se transformar em filme, já que o trabalho com direção de Ajax Camacho, da série “O Rico e Lázaro”, será rodado em película de filme. “Além de enaltecer a literatura da nossa região, vai enaltecer também a cidade de Quissamã. No encontro com a prefeita, que tem uma visão ampla de divulgar sua cidade através da cultura e da produção audiovisual, viemos mostrar como será o nosso trabalho”, explicou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, disse que, Quissamã tem várias vertentes para se tornar um polo cenográfico. “Temos muitos aspectos, a restinga, o mar, o interior, o patrimônio histórico, a cultura popular e a Lagoa Feia, conseguindo simular diversos cenários em um único lugar”, lembrando que já foram gravadas no município, a série “Brava gente”, da TV Globo, entre 2000 e 2003, “O Coronel e o Lobisomem”, além do filme “Maria, Mãe de Jesus”.
A prefeita Fátima Pacheco destacou que as portas do município estão abertas para a cultura. “As nossas potencialidades são muito grandes. Estamos construindo um novo tempo, para que todos possam ter acesso à cultura e à informação”, concluiu.
CONTO – “Lulu Bergantim não atravessou o Rubicon”, reúne mais de 150 pequenas histórias editadas em 1971, muitas delas originalmente publicadas em O Jornal, onde o escritor assinava a seção “Diário de JCC”. Nos textos é apresentado ao leitor um dos mais vastos painéis de tipos brasileiros já reunidos. Lulu Bergantim, do conto que dá nome ao livro, por exemplo, não atravessou o Rubicon, mas fugiu do hospício e se elegeu prefeito. O melhor prefeito já visto em Curralzinho Novo. Tão bom que mereceu até uma estátua. Dona Eucalística Pestana resolveu ficar viúva e serviu ao marido bifes à milanesa com farinha de caco de vidro. Só não podia esperar ser elogiada pelo tempero. Os tipos se multiplicam, algumas vezes picarescos, outras, populares, sempre extraídos do povinho do Brasil.
![](https://quissama.rj.gov.br/wp-content/uploads/2022/08/secretarias.png)
Secretarias
![](https://quissama.rj.gov.br/wp-content/uploads/2022/08/nota-fiscal.png)
Nota Fiscal
![](https://quissama.rj.gov.br/wp-content/uploads/2022/08/transparencia.png)
Transparência
![](https://quissama.rj.gov.br/wp-content/uploads/2022/08/diario.png)
Diário Oficial
![](https://quissama.rj.gov.br/wp-content/uploads/2022/08/servicos.png)
Serviços
![](https://quissama.rj.gov.br/wp-content/uploads/2022/09/pessoas-1.png)
Ouvidoria e E-sic
- Inicio
- Prefeito e Vice-Prefeita
- Dados Gerais
- História
- Portal Fazendário
- Transparência
- Secretarias
- Processo Seletivo
- Legislação
- Unidades Escolares
- Unidades de Saúde
- Unidades Socioassistencias
- Delivery Quissamã
- Portal do Servidor
- Contracheque
- Webmail
- Auxilio ao MEI e Microempresas
- Notícias
- Diário Oficial