Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Mais duas escolas de Quissamã, realizaram seus “Arraiá na Roça” neste sábado (02)

Mais duas escolas de Quissamã, realizaram seus “Arraiá na Roça” neste sábado (02)

Na manhã do sábado (02), foi a vez de mais duas instituições de ensino celebrarem o período, movimentando a comunidade escolar. As Escolas Municipais Carlos Roberto Cruz Filippino e Ignacio Hugo de Souza, entraram no ritmo dos “Arraiá”.
Foi a primeira vez que o Arraiá José e Maricota, aconteceu no pátio da Escola Carlos Roberto Cruz Filippino. O evento contou com a apresentação de 12 quadrilhas, representadas pela grande maioria dos 209 alunos, que começam do maternal e vão ao 3º nível do CBA – Ciclo Básico de Alfabetização. Teve também a eleição do Rei e Rainha da festa, sorteios de brindes, correio do amor, pescaria, cantinhos para fotos e muita música.
A Diretora Administrativa, Maria Claudia Fernandes, falou sobre o evento, que foi feito com muito amor. “Estamos comemorando esse momento de paz, de confraternização, com os pais que compareceram em peso, curtindo seus filhos e com grandes núcleos familiares presentes formados por avós, pais, tios, primos, madrinhas, entre outros. Essa foi a herança boa que o pós pandemia nos trouxe, a união”, declarou.
Para Ingrid Ribeiro, mãe do pequeno Rhian Rickson, de apenas três anos e aluno da primeira turma do maternal que se apresentou, não tem dinheiro que pague essa emoção. “Por conta da pandemia, foi a primeira vez que pude ver meu filho dançando e foi muito gratificante poder acompanhar de perto a alegria dele, que não cabia nem na música que dizia pula pula pipoquinha, pois ele pulou feito milho, cantou bem alto e toda vez que me via filmando, abria um lindo sorriso”, descreveu a mãe derretida.
Encerrando as festas juninas do final de semana, na segunda escola do dia, a Ignacio Hugo de Souza, localizada na Penha, o evento começou com a apresentação da Banda Murilo Notato, que recebeu este nome, em homenagem ao aluno da unidade que faleceu precocemente. Com 185 estudantes, a escola funciona em horário integral da educação infantil ao terceiro ano, mas ainda possui turma do quarto e quinto ano do ensino fundamental. A Festa na Roça, teve cinco quadrilhas dançando.
A secretária de Educação, Helena Lima, o subsecretário, Robisson Serra, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, José Borba Pessanha e o vereador Ailson Barreto, fizeram questão de comparecer para prestigiar o evento. “Durante dois anos, as unidades não puderam realizar as festividades e hoje, estarmos aqui, com essa integração entre pais, filhos, professores e profissionais da educação, é muito importante”, explicou o subsecretário de Educação.
“A festa é mais uma oportunidade de acolher a família e os pais terem um contato maior com os professores, com os auxiliares. As crianças ficaram muito felizes por terem esses momentos e participaram com muita alegria. Gostaríamos de agradecer essa parceria de sucesso”, finalizou Mara Messena, Diretora Pedagógica da escola.
“É de suma importância, resgatar e valorizar as tradições culturais do nosso povo, e a festa junina é uma das mais alegres e participativas. Os alunos de todas as idades gostam das músicas, trajes e brincadeiras, além de se envolverem nas comemorações com muita animação”, concluiu Helena. Os festejos também marcam o término do primeiro semestre do ano letivo de 2022.
As escolas e creches municipais, realizarão nas próximas duas semanas as comemorações juninas com brincadeiras diversas, tais como pescaria, boca do palhaço e correio do amor. Haverão também comidas típicas, como canjicas, pé de moleque, cocada, bolo de milho, de aipim, maça do amor e as tradicionais danças das quadrilhas, com o famoso casamento na roça.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.