As ações da campanha “Julho Amarelo” foram iniciadas em Quissamã, nesta segunda-feira (10), uma iniciativa da Secretaria municipal de Saúde, por meio da Coordenação da Estratégia de Saúde da Família e o Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis -ISTs, AIDS e Hepatites.
A campanha tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.
A Estratégia de Saúde do bairro Carmo abriu o calendário da campanha, que terá abrangência em todas as unidades do município. A coordenadora do Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis -ISTs, AIDS e Hepatites, a enfermeira Tatiane Felipe, relata que a testagem acontece de forma rotineira nas Unidades de Saúde, com o intuito de detectar doenças como as hepatites B, C, HIV (AIDS) e Sífilis.
“Durante o Julho Amarelo é reforçada a importância do teste rápido, com obtenção do resultado em até 15 minutos, quando também é realizado o aconselhamento pelo profissional de saúde. Em caso de diagnóstico positivo, o paciente é encaminhado para o tratamento oferecido pela rede municipal de saúde”, explicou Tatiane Felipe.
A enfermeira Gláucia Schuabb relata que uma das razões da atividade do Julho Amarelo é incentivar a testagem.
“Existem muitas pessoas que podem estar com o vírus atuando ainda de forma silenciosa, assim torna-se fundamental alertar a população para os riscos e tratamentos das hepatites virais, HIV e Sífilis, assim como as formas de prevenção”, observou a enfermeira.
Veja as principais formas de prevenir as hepatites virais:
- Não compartilhe objetos perfurantes e cortantes, como agulhas, seringas, alicates;
- Use preservativo em relações sexuais;
*Ao fazer tatuagens e piercings é necessário que todo o material utilizado seja esterilizado ou descartável; - Mantenha as vacinas em dia;
- Não compartilhe objetos de higiene pessoal;
- Mantenha exames de rotina e consultas médicas em dia;
Em caso de dúvidas procure uma Unidade de Saúde da Família.