Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Secretaria de Saúde
  • Janeiro Roxo: Agentes Comunitários de Saúde passam por capacitação para identificar hanseníase

Janeiro Roxo: Agentes Comunitários de Saúde passam por capacitação para identificar hanseníase

Neste Janeiro Roxo, mês de mobilização e combate à Hanseníase, a Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Saúde, atua com ações no município para conscientização sobre os cuidados e prevenção.

Nesta quarta-feira (24), o Programa Municipal de Controle da Hanseníase realizou uma capacitação para cerca de 50 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e gerentes das nove Unidades de Saúde da Família (USF). A ação aconteceu no Colégio Cenecista.

O objetivo da capacitação é aprimorar a orientação às famílias em caso de suspeita da doença.

“Precisamos falar sobre Hanseníase, principalmente neste mês de janeiro. Hoje é uma doença que tem medicamento e cura, mas caso não seja tratada, pode trazer sequelas graves. Os ACS fazem visita mensal aos pacientes e preenchem na ficha se a pessoa tem mancha suspeita na pele. A capacitação de hoje busca isso, ajudar identificar essas manchas e orientar as pessoas como buscar o tratamento”, comentou a enfermeira responsável pelo Programa, Ruth Meia.

Também conhecida como lepra, a hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, que afeta os nervos e a pele. Entre os sinais e sintomas, estão: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

O tratamento é feito nas unidades de saúde e é totalmente gratuito.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.