Inscrições abertas para oficinas gratuitas destinadas a empreendedores

Ainda há vagas para a semana de oficinas do Programa de Microcrédito “Acreditar Empreendedor”, lançado pela Prefeitura de Quissama~e em dezembro do ano passado. As atividades serão realizadas de 21 a 25 de maio, no Instituto Federal Fluminense (IFF), direcionadas aos microempreendedores e microempresários com os cursos “SEI Planejar”, “SEI Comprar”, “SEI Controlar meu dinheiro”, “SEI formar meu preço” e “SEI Vender”. As inscrições podem ser feitas na Casa do Empreendedor, situada à Avenida Barão de Vila Franca, 262, Centro, de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h; e na sexta-feira, das 8h às 12h.
As oficinas “SEI” fazem parte da capacitação gratuita, com duração de uma semana, prevista no decreto que criou o programa “Acreditar Empreendedor”, para melhorar a gestão de negócios e recursos, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A oficina “SEI Planejar” fala sobre mercado, marketing, planejamento de recursos humanos, materiais e financeiros, e pesquisa de mercado; “SEI Comprar” aborda a margem de lucro na hora da venda; “SEI Controlar o meu dinheiro” explica a diferença entre recurso da empresa e recurso pessoal; e, por último, a oficina “SEI formar o meu preço” mostra como detreminar o preço, avaliando os custos e tornando-o competitivo ao mercado e ao público.
Lançado em dezembro de 2017, o Programa de Microcrédito “Acreditar Empreendedor” é o microcrédito municipal produtivo orientado, financiamento viabilizado pela Prefeitura de Quissamã, através do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (FMDE). O programa visa estabelecer uma política pública voltada para fomentar a criação de novos postos de trabalho e geração de renda por meio da concessão de crédito a microemprendedores formais e informais, e promover a expansão dos microempreendimentos locais, de modo a desenvolver e fortalecer a economia.
A coordenadora do “Acreditar Microempreendedor”, Vera Lúcia Patrocínio, destaca que o objetivo da Prefeitura com as oficinas, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, é levar novos conhecimentos de forma a ampliar a visão gerencial. “O programa trabalha com duas vertentes: o crédito e a capacitação gerencial, que não está limitado somente ao microempreendedor, pois abrange todo o empresariado de Quissamã”, ressaltou.