História de Quissamã é tema de atividade na Escola Miguel Ângelo

Estudantes da Escola Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos, no bairro de Caxias, participaram, na manhã desta sexta-feira (5), da culminância do projeto sobre a história de Quissamã. A atividade, com o tema “Exposição Histórica e Cultural: Quissamã em foco”, foi desenvolvida na unidade escolar durante o segundo bimestre e envolveu alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, sob orientação das professoras Maria Ferreira e Flávia Silveira, contando com a participação de pais e responsáveis.
De acordo com as docentes, a exposição foi pensada e elaborada para levar os alunos a compreender um pouco mais sobre a importância da história do município para a comunidade. “Os alunos confeccionaram os trabalhos com a ajuda da família, porém com um tema mais lúdico e diferenciado. Eles construíram maquetes e cartazes sobre a história que marcou os 30 anos do município, e com isso puderam compreender como as fontes históricas são importantes meios de registro no processo de aprendizagem”, relataram as professoras.
Ainda segundo Maria e Flávia, que não mediram esforços para a realização da atividade, a exposição foi uma maneira de tornar conhecidos muitos episódios locais. “A história de Quissamã é muito rica e como forma de deixar a programação ainda mais interessante contamos com a participação da coordenadora do Memorial Machadinha, Dalma dos Santos, que abordou as lendas e contos marcantes na cidade. Ou seja, a história contata por quem fez parte dela e os alunos ficaram bastante interessados e se empenharam para realizar a atividade”, pontuou Maria Ferreira.
Dalma falou da alegria em poder compartilhar com os alunos um pouco da história do município. “É muito bom dividir essas experiências com toda a comunidade escolar, principalmente apresentando fatos que marcaram e fazem parte da nossa história. Aproveito ainda para reforçar aos alunos a importância do respeito ao próximo e promover uma reflexão sobre condutas. É uma experiência incrível”, disse a coordenadora do Memorial, que em meio a apresentação envolveu os alunos em cantigas de roda.
A diretora administrativa da escola, Kelly Serafim Rodrigues, agradeceu o empenho das professoras responsáveis pelo projeto. “Todo o trabalho foi pensado e elaborado por elas e o resultado foi gratificante. De forma lúdica, muitos conhecimentos, tanto históricos quanto culturais e de lazer foram passados aos alunos”, ressaltou.