Guardas municipais de Quissamã e região participam de capacitação sobre a Lei Maria da Penha

Cerca de 100 guardas municipais de Quissamã e municípios da região participaram nesta sexta-feira (20) do curso de “Abordagens nos aspectos legais relacionados à Lei Federal 11.340/06, Lei Maria da Penha, e gerenciamento de crise relacionado à violência doméstica familiar e uso diferenciado da força”. A qualificação foi realizada, durante o dia, no auditório do IFF-Quissamã. O curso é promovido pela Prefeitura de Quissamã, por meio da secretaria municipal de Segurança Pública e Trânsito e da Guarda Municipal.
A capacitação foi ministrada pela delegada da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Verônica Stiepanowez, e o agente especial da Polícia Rodoviária Federal -PRF, Wilson Ferreira (UDF). A delegada ressaltou a importância da identificação imediata do agressor e destacou as diferentes formas de violência doméstica: física, moral, patrimonial, financeira, sexual e psicológica.
A supervisora da Patrulha Maria da Penha de Quissamã, a GCM Neide Cruz, destacou a importância da capacitação.
“Essa qualificação é muito importante para que possamos atender as mulheres da melhor forma e correta para os trâmites legais. Estamos felizes, pois esse conhecimento ninguém tira da gente. Em Quissamã, a Patrulha Maria da Penha funciona diariamente, 24 horas por dia, e em caso de necessidade por ser acionada pelo telefone (22) 27682482”, disse a agente.
Além de Quissamã, participaram do curso agentes de Cabo Frio, Carapebus, Conceição de Macabu, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e São Pedro da Aldeia.
A Prefeitura de Quissamã tem intensificado o direcionamento de cursos de capacitação e atualização para os agentes municipais de segurança. “O objetivo é ofertar constante treinamento para que os agentes possam desempenhar suas funções, preservando a sua segurança, e oferecendo à população o serviço dentro das normas, com celeridade e redução da margem de erro, no patrulhamento ou nos mais diversos tipos de ocorrência”, avaliou o secretário de Segurança Pública e Trânsito Paulo Vitor Arquejada.
Nos últimos meses foram promovidos os cursos de Capelão Formação (auxílio religioso aos agentes e familiares); Agente de Trânsito, ministrado por Instrutores da GM Rio; Condutor de Cães de Faro; Ronda Escolar, e Direção Defensiva, Ostensiva e Evasiva, ministrado pelo 6°CPA da Polícia Militar-RJ.