Guarda de Quissamã conhece Plano de Municipalização do Trânsito

O comandante da Guarda Civil de Quissamã, Arilson Barros, e o diretor de Trânsito, Marcelo Braga, conheceram na terça-feira (16) o processo de implantação do Plano de Municipalização do Trânsito em São João da Barra, elaborado em 2012. Eles foram recebidos pelo inspetor responsável pela Guarda Civil, Marcelo Reis, e pelo gerente de Trânsito, José Renato Duarte.
Arilson destacou que a inovação e tecnologia no transporte trazem conveniência e segurança aos cidadãos. A busca pela Mobilidade Urbana é um desafio enfrentado pela maioria das cidades brasileiras.
— A visita técnica, viabilizada pela prefeita Fátima Pacheco, foi importante para acessar a realidade administrativa e operacional de Municipalização do Trânsito, como modelo de gestão a ser implementado em Quissamã — disse, lembrando que aumento do uso de transportes individuais em detrimento da utilização de transportes coletivos, contribui para as dificuldades no trânsito, como a superlotação.
Segundo o gerente de Trânsito de São João da Barra, José Renato Duarte, a Municipalização do Trânsito envolve a estruturação administrativa, a preparação técnica e a adequação legal do município às normas do CONTRAN e ao disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Para que os municípios passem a fazer parte efetiva do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), exercendo plenamente suas funções, é preciso criar os órgãos ou entidades executivas municipais de trânsito”, explicou.
Aumento — Dados do Observatório das Metrópoles apontam que, enquanto a população brasileira aumentou 12,2% entre os anos de 2002 e 2012, o número de veículos registrou um crescimento de 138,6%. Há cidades no país que apresentam uma média de menos de dois habitantes para cada carro presente.