Formatura do Proerd reúne alunos do 5º ano nesta quinta

Acontece nesta quinta-feira (5) a formatura das turmas participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que é desenvolvido na rede municipal de ensino de Quissamã, em parceria com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). O evento será realizado no auditório da Prefeitura, a partir das 9h, e contará com apresentações artísticas, leituras de textos produzidos pelos alunos e entrega de certificados.
A programação vai incluir apresentação de Hip Hop, com alunos do Centro Cultural Sobradinho, música com equipe da Escola Municipal Maria Ilka de Queirós e Almeida, leitura das redações vencedoras, entrega de certificados aos 223 alunos participantes, juramento e, ao final, a canção do Proerd.
“O programa atende a educação infantil, com o Proerd Kids; ao 5º e 7º ano do ensino fundamental; e até adultos, com o Proerd Pais. Com duração de 17 semanas, com uma lição aplicada a cada encontro, apoio teórico e cartilhas de estudo, cada aula debate um tema com atividades, dinâmicas, música e muita conversa. Esta formatura será dos alunos do 5º ano de escolaridade”, informou o Instrutor Educador Social do Proerd, Cabo PM Peter Amaral Fernandes.
Segundo ele, o programa conta com policiais treinados e preparados para desenvolver o lúdico através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. Assim, o programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias a que se direciona, uma variedade de atividades interativas, que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida e da importância de manter-se longe das drogas e da violência.
O que é – Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) foi criado pela professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos 50 Estados americanos e em 58 países. No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.