Formandos dos cursos de qualificação profissional recebem certificados

A Prefeitura de Quissamã e o Senai realizaram, na noite de terça-feira (26), a entrega de certificados de mais seis cursos do Programa de Qualificação Profissional. A cerimônia foi realizada na Escola Municipal Professora Tânia Regina de Paula e envolveu alunos dos cursos de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão; NR – 11 Operador de Empilhadeira; Pintor Industrial Rolo e Trincha; Mecânico de Motores Ciclo Otto; Assistente de Operação de Logística Portuária e Pintor de Obras.
Os cursos foram oferecidos, gratuitamente, pela Prefeitura, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, e ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no maior programa de qualificação da história do município, cuja previsão é formar, até este ano, 650 pessoas.
A prefeita Fátima Pacheco parabenizou os alunos e falou da importância da qualificação profissional. “Parabéns a vocês, que com perseverança e determinação superaram desafios e hoje recebem um certificado do Senai. O ramo do petróleo está aquecido, de novo, e a qualificação é a principal porta de entrada para o mercado, que é cada vez mais competitivo, exigente e busca profissionais capacitados. Agradeço a parceria do Senai e da Câmara Municipal. Seguiremos em busca de novas vitórias para a nossa cidade”, ressaltou, ao lado do vereador Chiquinho Arué.
“A proposta principal do Senai, em parceria com Prefeitura de Quissamã, é capacitar os munícipes em profissões diversas para que eles possam se inserir no mercado de trabalho da região”, disse Hans Peter Jost, coordenador de Educação Profissional da Firjan-Senai.
O subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Luiz Carlos Fonseca Lopes, também participou do evento. “Esse é um momento muito gratificante. Vocês, formandos, estão de parabéns por terem dado esse importante passo, pois a busca pela qualificação é fundamental. Agora, com o certificado em mãos, vocês estão mais preparados para enfrentar o difícil mercado de trabalho”, destacou.
Carlos Augusto Machado Silva fez o curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e está otimista. “O curso foi muito bom e bastante produtivo. Só tenho a agradecer por essa parceria do Senai com a Prefeitura por nos proporcionar essa qualificação profissional. A expectativa agora é poder atuar na área”, disse.
No curso de Mecânica de Motores Ciclo Otto, uma das formandas foi Lúcia Elena Barbosa. “Ingressei no curso porque tinha interesse em aprender sobre a profissão e me identifiquei com área. Agora penso em fazer outros cursos no ramo e me qualificar cada vez mais”, completou.
Os alunos que não puderam participar da cerimônia devem procurar a Casa do Empreendedor, localizada à rua Barão de Vila Franca, em frente à sede da Prefeitura, para a retirada dos certificados.