Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Feira Literária de Quissamã terá diversas atrações de 3 a 6 de novembro

A Praça Brigadeiro José Caetano está em contagem regressiva para receber a Feira Literária de Quissamã (Fliq), entre os dias 3 e 6 de novembro, com entrada gratuita. O evento vai contar com mais de 60 atrações, totalizando mais de 90 horas de atividades, e promete conquistar visitantes de toda a região. Serão quatro dias de muita literatura, rodas de conversa, participações de autores e de shows, como Três Palavrinhas, Bia Bedran, Mundo Bita, Nando Reis, Diogo Nogueira e Melin (confira a programação completa abaixo).

A Fliq será realizada no Centro Histórico de Quissamã, atingindo uma área de mais de 15.000m² : Praça Central, canteiro ao lado da Praça Matriz e no Centro Cultural Sobradinho. A abertura oficial acontece às 13h do dia 3, uma quinta-feira, com realização da Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria Municipal de Educação.

“O investimento em eventos que exaltam a educação e a cultura é importante para um município. Por isso, estamos realizando a Fliq com muitas atrações, tanto de expressões nacionais, mas também exaltando os autores e artistas locais. Vamos valorizar a leitura, a escrita e as expressões culturais”, disse a prefeita Fátima Pacheco.

Além de grande estrutura, a secretária municipal de Educação, Helena Lima, destaca que o objetivo também é promover um evento que tenha livros com valores acessíveis para diferentes tipos de público. No total, serão mais de 20 estandes, com diversas editoras e selos literários.

“A ideia também é integrar Sobradinho, Praça e Prefeitura. Fazer uma estrutura com um boulevard que vai ligar a parte da Igreja Nossa Senhora do Desterro e Sobradinho, com oficinas, tendas culturais com várias discussões para diferentes tipos de público e faixas etárias”, conta Helena.

Investimento na Educação

A Feira Literária de Quissamã teve duas edições antes da pandemia da Covid-19. Porém, em um formato diferente, sendo realizada nas escolas e creches. Desta vez, o evento ganha a área central do município. Uma novidade é a distribuição de Vales Livros para os mais de 4 mil alunos e para os profissionais da da rede municipal de ensino.

Os valores do Vale Livro são divididos no seguinte formato: R$70 para alunos e R$120 para professores e profissionais. Será pessoal e intransferível e terá validade somente para o período de realização da Feira do Livro, exclusivamente para aquisição de livros.

“É uma forma de cada aluno e profissional da nossa rede tenha a oportunidade de levar um livro para casa. Assim, estamos investindo e incentivando a leitura!, avalia Amanda Fragoso, presidente do Fundo Municipal de Educação.

Confira a programação completa:

Quinta-feira – 3 de novembro

13h – Abertura oficial, com participação especial da Banda de Lata Maria Josefa Pessanha.
14h às 15h – Sessão de autógrafos no stand da Secretaria de Educação, com Carlos Minguta, autor do livro “O último trem vai partir”.
14h às 17h – Tenda brincar. Oficina: Meu Mundo em papel (dobraduras, cataventos em papéis coloridos). Duração estimada: 30 minutos.
14h – Tenda Papo Reto, com Roda de Conversa. Tema: “Literatura Negro-afetiva”. Duração estimada: 40 minutos cada.
14h – Tenda Refletir, com Roda de Conversa. Tema: “40 linhas em 40 minutos: como escrever bons textos com rapidez e facilidade”. Duração estimada: 40 minutos cada. Professor Mediador: William Passos.
15h às 18h – Sessão de autógrafos no stand da Secretaria de Educação, com a Dra. Fernanda Neves, autora do livro “Coisa da sua cabeça?”
15h – Palco Oficial: 3 Palavrinhas.
15h – Tenda Papo Reto, com Roda de Conversa. Tema: “O último trem vai partir”. Autor: Carlos Minguta
15h – Tenda Refletir, com Roda de Conversa. Tema: Escrevendo o Amor/Literacura. Autora: Paula Gicovate
16h – Musical, inspirado na obra de Ruth Rocha.
21h – Palco Oficial: Nando Reis.

Sexta-feira – 4 de novembro

9h às 11h – Sessão de autógrafos no stand da Secretaria de Educação, com Edison, autor do livro “Amazônia em perigo”.
9h – Apresentações das Unidades Escolares: CMEI Manoel Ribeiro: Bom dia todas as cores; Prof. Regina Celi Passos: A primavera da lagarta; Júlia Pessanha de Souza: A escolinha do mar; Carlos Roberto C. Filippino: Arca de Noé; Ignácio Hugo de Souza: O patinho feio; Profª Tânia Regina Paula: Romeu e Julieta; Profª Nelita B. Dos Santos: Fala sério, irmã; Profª Maria Ilka de Q. e Almeida: Fala sério, professor; Apresentações de Colégios convidados – CENE (Centro Educacional Nova Escola): Não custa nada.
9h – Tenda Refletir, com Roda de Conversa. Tema: “Fascismo na realidade brasileira e mundial hoje”. Professores Mediadores: Eduardo Matias e Marcos André da Silva Haubrich.
9h às 11h – Tenda brincar. Oficina: Nossa Beleza (turbantes e tranças).
9h – Tenda Papo Reto, com Roda de Conversa. Tema: “Gêneros de ficção e a criação de mundos”. Duração estimada: 40 minutos cada. Autor: Sandro Ataliba.
9h às 12h – Tenda Brincar, com Roda de conversa. Tema: “Semana de Arte Moderna de 1922: A Matemática também é Arte!”. Professores Mediadores: Pedro Silva Goudard Cruz e Michelle da Costa Barros
10h – Tenda Refletir, com Roda de Conversa. Tema: “Ensino de história e relações escravistas”
Duração estimada: 40 minutos. Autor: Eliseu Júnio Leite de Vargas.
10h – Tenda Papo Reto, com Roda de Conversa. Tema: “Autocuidado e automedicação na depressão”. Duração estimada: 40 minutos cada. Autora: Fernanda Neves.
11h às 13h – Sessão de autógrafos no stand da Secretaria de Educação, com Ana Cristina Matos, autora do livro “Nem tudo é vaidade”.
13h às 15h – Sessão de autógrafos no stand da Secretaria de Educação, com Eliseu Vargas, autor do livro “Escravidão no Vale do Café”, e Sandro Ataliba, autor do livro “Zona Proibida”.
14h às 17h – Tenda Brincar. Oficina: Nossa Beleza (turbantes e tranças). Duração estimada: 30 minutos
14h – Tenda Papo Reto, com Roda de Conversa. Tema: Todas as formas de amar na sala de aula. Duração estimada: 30 minutos cada.
14h – Tenda Refletir, com Roda de Conversa. Tema: “200 anos de Independência: a invenção de um país”. Duração estimada: 40 minutos cada. Professores Mediadores: Pedro Silva Goudard Cruz e Fernanda Gonçalves de Almeida Rabello.
15h às 18h – Sessão de autógrafos no stand da Secretaria de Educação, com Helianna Barcellos de Oliveira, autora do livro “Vozes de Quissamã”
15h – Teatro, inspirado na obra de Ruth Rocha.
15h – Tenda Papo Reto, com Roda de Conversa. Tema: “Memória, luto e recomeço em Teoria Geral do Esquecimento, a principal obra do principal autor da língua portuguesa na atualidade”. Duração estimada: 40 minutos cada
Professor Mediador: William Passos.
15h – Tenda Refletir, com Roda de Conversa. Tema: “Como a internet gastou algumas palavras”. Autor: Carlos Alberto de Carvalho.
18h – Palco Oficial: Show Bia Bedran.
21h – Palco Oficial: Show Melim.

Sábado – 5 de novembro

9h às 11h – Sessão de autógrafos no stand da Secretaria de Educação, com Rosângela Barcelos, autora do livro “Silêncios”.
9h às 12h – Tenda Brincar. Oficina: Meu Mundo em papel (dobraduras, cataventos em papéis coloridos).
9h – Apresentações das Unidades Escolares: CMEI Raquel Mª de Q. Mattoso: Mil pássaros pelos céus; Rachel Francisca C. Da Silva: O trenzinho do Nicolau; Sementes do Futuro: A fantástica máquina dos bichos; Felizarda Maria de C. Ribeiro: João e Maria; Prof. Miguel Ângelo da S. Santos: As coisas que a gente fala; Profª Maria de Lourdes de Castro Ribeiro: Cinderela das Bonecas; Délfica de C. Wagner: Fala sério, amiga; CIEP Brizolão 465 – Dr. Amilcar P. da Silva: Fala sério, amor;
9h às 11h – Tenda Brincar. Oficina: Meu Mundo em papel (dobraduras, cataventos em papéis coloridos). Duração estimada: 30 minutos.
9h – Tenda Papo Reto, com Roda de Conversa. Tema: “Sua felicidade importa”. Duração estimada: 40 minutos cada.

Autor: Ana Cristina Matos.
10h – Tenda Refletir, com Roda de Conversa. Tema: “Como a literatura pode contribuir para uma educação antirracista e feminista?”. Duração estimada: 40 minutos. Autora: Nagila Oliveira dos Santos.
10h – Tenda Papo Reto, com Roda de Conversa. Tema: “Teatro, Arte e Educação”. Duração estimada: 40 minutos cada. Autor: Edison.
10h – Teatro: Pra vencer certas pessoas, inspirada na Obra de Ruth Rocha.
11h às 13h – Sessão de autógrafos no stand da Secretaria de Educação. Projeto Navegando na Poesia. Livro: “Vamos brincar de poesia?”. Autores: alunos das Escolas Municipais E.M. Felizarda Maria Conceição Azevedo e E. M. Délfica de Carvalho Wagner.
11h – Le Peppe Circus.

12h – Teatro: O monstro das cores do Projeto Navegando na poesia
13h – Le Peppe Circus
13h às 15h – Sessão de autógrafos no stand da Secretaria de Educação, com Fábio Marçal, autor do livro “Sujeito Indeterminado e seus ‘eus’”
14h às 17h – Tenda brincar. Oficina: Meu Mundo em papel (dobraduras, cataventos em papéis coloridos). Duração estimada: 30 minutos.
14h – Tenda Papo Reto, com Roda de Conversa. Tema: O rap e o funk nosso na cultura e na educação de cada dia. Duração estimada: 40 minutos cada.
15h às 18h – Sessão de autógrafos no stand da Secretaria de Educação, com Andréa Trindade, autora do livro “No reino encantado de Quissamã”.
15h – Teatro, inspirado na obra de Ruth Rocha.
15h – Tenda Refletir, com Roda de Conversa. Tema: Conversas pretas.
17h – Le Peppe Circus.
18h – Palco Oficial: Show Elas Sambam.
21h – Palco Oficial: Diogo Nogueira

Domingo, 6 de novembro

9h às 11h – Sessão de autógrafos no stand da Secretaria de Educação, com Nagila Oliveira, autora do livro “Mulheres das Águas”.
9h – Apresentações Culturais do Centro Cultural Sobradinho: Hip hop; Esquete teatral; Contação de história.
9h – Apresentação da Corporação Musical Miguel Ângelo da Silva Santos – Músicas de Bia Bedran.
9h às 12h – Tenda brincar. Oficina: Minhas Origens (Confecção de Abayomi). Duração estimada: 30 minutos.
10h – Tenda Refletir, com Roda de Conversa. Tema: “Ensino de gramática na escola”. Autor: Fábio Marçal.
10h – Tenda Papo Reto. Oficina. Tema: Musicalização Infantil. Duração estimada: 40 minutos cada. Mediador: Ricardo Badaró. Público-alvo: Pais e criança até 5 anos de idade
10h – Contação de história, inspirada na Obra de Ruth Rocha;
11h às 13h – Sessão de autógrafos no stand da Secretaria de Educação, com Gabriela Oliveira, autora do livro “Histórias Memoráveis – como pessoas comuns transformam fraquezas em forças”.
11h – Turma do Frederico – Teatro de Fantoche.
12h – Banda MR-6
13h às 15h – Sessão de autógrafos no stand da Secretaria de Educação, com Ana Paula Souza Filgueira, autora do livro “Lacunas”.
13h – Contação de história, inspirada na Obra de Ruth Rocha.
14h às 17h – Tenda brincar. Oficina: Minhas Origens (Confecção de Abayomi). Duração estimada: 30 minutos
14h – Tenda Papo Reto, com Roda de Conversa. Tema: Abram alas a Darcy Ribeiro e ao povo brasileiro. Duração estimada: 40 minutos cada.
14h – Apresentação de Manifestação Cultural local.
15h – Turma do Frederico – Teatro de Fantoche.
15h – Tenda Refletir, com Roda de Conversa. O que os jovens querem ler? Autor: Paulo Ballado.
16h – Palco Cultural, com Roda de conversa – Elisa Lucinda.
17h – Turma do Frederico – Teatro de Fantoche.
18h – Palco Oficial: Show Orquestra Mundo Bita.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.