Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Estudantes do Ciep participam de atividade do Projeto Escola Arteris

Estudantes do Ciep participam de atividade do Projeto Escola Arteris

A aula desta terça-feira (9) foi diferenciada para alunos do 7º ano e representantes de turmas do Ciep 465 Dr. Amílcar Pereira da Silva, no bairro de Caxias, em Quissamã. É que além das disciplinas tradicionais como Português, Matemática, Ciências, Geografia e História, eles participaram de uma atividade com profissionais do Programa Escola Arteris, sobre Educação no Trânsito, Cidadania e Meio Ambiente.
“Realizamos atividade, denominada Visita Externa, desenvolvida dentro do Projeto Escola viva o Meio Ambiente, que tem como objetivo levar aos educandos informações para um trânsito seguro, os cuidados que devemos ter ao atravessar a rua, andar de bicicleta. Nossa intenção é fazer com que os alunos conheçam o projeto e saibam como ele é desenvolvido, entender que essa ação existe na escola, assim como trabalhar valores de cidadania, ética, respeito, valor a vida, cuidado com o outro dentro e fora da escola, questões de mobilidade, direitos e deveres”, disse Munique Quadros, analista de Sustentabilidade da Autopista Fluminense.
Ela acrescentou ainda que, em Quissamã, o Ciep foi a primeira escola a receber a visita externa este ano. Para 2019, está prevista uma visita interna, onde ao invés da equipe da Autopista ir até a escola, os alunos são levados até a base e tem oportunidade de conhecer todo trabalho desenvolvido pela concessionária.
“A atividade foi realizada nos turnos da manhã e tarde e contou com a participação de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e representantes e vice-representantes de turmas. Essa ação é muito importante. O Ciep está envolvido com o Projeto Arteris desde 2017, e esse ano os alunos já participaram de várias programações. Muitos alunos já estão mais conscientes, respeitam o espaço do outro, desde o andar de bicicleta e atravessar na faixa de pedestre. Enfim, é uma iniciativa muito relevante, um trabalho de conscientização que está dando certo dentro e fora da escola”, ressaltou a professora orientadora Cristiane Melo Alves.
O Projeto Escola Arteris tem como meta principal humanizar o trânsito, por meio da educação de valores gerando reflexões sobre o tema, oportunizando aprendizagens que conduzam ao universo das relações humanas e do convívio social, que favoreçam o exercício pleno da cidadania, através de um trabalho de inclusão, onde a ética se faz presente.
Em parceria com secretarias municipais de Educação e Diretorias de Ensino, as questões são trabalhadas com os alunos e professores, com ações pedagógicas e de conscientização; dinâmicas, palestras, concursos de desenhos e frases, entre outras iniciativas.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.