Estratégia de Saúde da Família promove reunião com lideranças comunitárias

Orientar a população sobre a rotina dos atendimentos nas unidades de saúde e principalmente fazer uma abordagem relacionada à situação da pandemia da Covid-19 na cidade apontando as estratégias que estão sendo feitas pela gestão municipal. É com essa proposta que a Prefeitura de Quissamã, por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF), está promovendo reuniões envolvendo lideranças comunitárias do município. A ação começou essa semana e já foi realizada nas unidades de Barra do Furado, Carmo e Machadinha. Nesta sexta-feira (23) a programação segue em Santa Catariana, pela manhã e no Centro às 14h. Já na próxima segunda-feira (26), em Morro Alto às 9h e Caxias às 15h. E no dia 29, à tarde, em Alto Grande.
A ideia é que os assuntos abordados juntos às lideranças sejam compartilhados com toda comunidade. “É importante reforçar que os cuidados diários são de extrema relevância na prevenção e propagação ao vírus. Enquanto profissionais de saúde, estamos fazendo a nossa parte, mas a população precisa colaborar e seguir as recomendações”, disse Milena Viana, coordenadora da Estratégia da Saúde da Família.
Os sintomas da Covid-19 são: tosse, febre, cansaço, dificuldade para respirar. Ao sentir um deles, a pessoa deve procurar o Centro de Triagem Respiratória (CTR) ou ligar para o DISQUE SAÚDE QUISSAMÃ 0800 095 1909. Já as crianças com idade menor de três anos devem ser encaminhadas ao Hospital Municipal.
Já as principais medidas de proteção são: proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos; Lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir; utilizar álcool em gel nas mãos; evitar tocar o rosto.