Escolas municipais terão ecopontos para coleta de óleo vegetal usado

As 15 escolas municipais de Quissamã vão abrir, nos primeiros dias do próximo mês, postos de coleta de óleo vegetal usado, chamados de ecopontos, para a troca por detergente. O programa de descarte correto, da Divisão de Educação Ambiental da secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, foi ampliado também para as unidades de ensino federal, estadual e particular, como o Instituto Federal Fluminense (IFF) e colégios Estadual Visconde de Quissamã e Cenecista Nossa Senhora do Desterro. A finalidade é conscientizar o aluno sobre os impactos ambientais, como mortandade de peixes e algas nas lagoas.
No encontro realizado na última quinta-feira (14) na Escola Municipal Tânia Regina, localizada no bairro Alto Alegre, com os diretores gerais e adjuntos, ficou definido que o aluno que levar dois litros de óleo de cozinha usado, que serve como matéria-prima para fabricação de biodiesel e massa de vidro, entre outros, receberá como contrapartida um detergente doado por uma empresa da iniciativa privada, que oferecerá ainda uma oficina para fabricar sabão e vela artesanal. “Todos os dias, litros de óleo de cozinha são jogados pelo ralo das pias de cozinhas domésticas representando perigo para o encanamento (entupimento das galerias de esgoto) e para o meio ambiente, com aumento da poluição”, disse uma das coordenadoras e economista doméstica Jusara de Oliveira Rodrigues, adiantando que os interessados em participar da oficina gratuita devem entrar em contato pelo telefone 2768-1236, ramal 35.
O recolhimento de óleo vegetal já existe no município e a coleta é feita no comércio uma vez por mês pela empresa, que reaproveita a matéria-prima. “Agora estamos levando o programa às escolas. A coleta vai ser feita diariamente, entre 8h e 11h30 e das 13h30 às 17h”, falou a coordenadora e fiscal de Meio Ambiente Michelly Silva, ressaltando que o Parque de Exposições também contará com um ecoponto.