Escola Professora Tânia Regina de Paula realiza formatura de alunos no Proerd

A Escola Municipal Professora Tânia Regina de Paula realizou nesta sexta-feira (24) a formatura de 104 alunos, de cinco turmas do 1º ano do ensino fundamental, no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). A iniciativa faz parte de uma parceria da Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Educação, com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
O Proerd é realizado por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida. No programa são reforçados a importância da amizade e boa convivência dos pais com os filhos.
“Para a escola é importante que os alunos recebam as orientações de boa convivência, cuidados e segurança, e noções de cidadania”, destacou o diretor pedagógico Edwilson da Silva.
O programa está presente em Quissamã desde 2009, e atende aos alunos das séries iniciais das unidades escolares, com o trabalho e abordagem de temáticas importantes, como cuidados com próprio corpo e integração familiar
A secretária de Educação, Helena Lima, relata que a parceria com a Polícia Militar RJ, por meio do Proerd, além de promover novas possibilidades de acesso à informações para os alunos, também gera o efeito multiplicador junto aos pais e responsáveis.
“Os alunos levam as informações para casa, refletindo positivamente no ambiente familiar”, comentou Helena Lima.
Presente na formatura do filho Miguel Lucas, de seis anos, Ana Paula Andrade comentou a importância do programa e o reflexo junto ao seu filho.
“A didática como as orientações foram transmitidas pelo instrutor do Proerd foram assimilados pelo Miguel Lucas, que é autista, sendo uma realização importante para a sua formação”, enfatizou Ana Paula Andrade.
Para o instrutor, o Sargento Peter Amaral, formar mais uma turma é motivo de satisfação, principalmente com a presença em grande número de pais e responsáveis que compareceram à unidade de ensino.
“Esse contato com os alunos e a família corroboram as diretrizes do programa, sempre objetivando os cuidados com a criança que passar a confiar no diálogo com os pais a respeito de temas importantes para a sua segurança”, pontuou Sargento Amaral.