Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

Escola Maria Ilka, em Santa Catarina, oferece diversidade de oficinas para alunos

Robótica, empreendedorismo, horta e jardinagem e coro cênico estão entre as 10 oficinas oferecidas aos 150 alunos matriculados na Escola Municipal Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida, em Quissamã. O ensino vai além das tradicionais disciplinas, e as oficinas funcionam como a ampliação da sala de aula.

As atividades promovem o aprendizado em casa e incluem visitas de campo para enriquecer a experiência dos alunos. São oferecidas oficinas variadas, como artes, informática, projeto de leitura, saberes e sabores, além de reforço de português e matemática, que visam tornar a aprendizagem mais dinâmica e significativa, integrando conhecimentos e estimulando a criatividade.

São oficinas que enfatizam temas como sustentabilidade e a criatividade, com a utilização de materiais recicláveis para criação de artesanatos, como bonecas de pano, porta-copos e chaveiros. As atividades de matemática, por exemplo, combinam teoria e prática, permitindo que os alunos revisem conteúdos com os quais têm mais dificuldades enquanto desenvolvem raciocínio lógico. Nas aulas de robótica, os alunos aprendem a criar jogos, aplicações e realizar programação básica em robôs com ferramentas específicas e lidando com conceitos básicos de informática. Em artes, participam de projetos, onde têm a liberdade de escolher entre diferentes formas de expressão artística, como música, desenho e experimentações com luz e sombra.

A Diretora Pedagógica da unidade, Ariana Ribeiro, destaca os resultados positivos. “Quanto mais tempo os alunos passam na escola, menos tempo estão expostos na rua. As oficinas oferecem não apenas benefícios cognitivos, mas também representam uma política pública de inclusão e redução da vulnerabilidade social. Os estudantes estão sendo capacitados para empreender, fazer escolhas conscientes e adotar um estilo de vida sustentável. A proposta para este ano é tornar a parte diversificada cada vez mais atrativa e prática, priorizando atividades lúdicas, passeios turísticos e aulas de campo”, comentou.

Os alunos participam das oficinas à tarde, sempre no contraturno escolar, de segunda a quinta-feira, enquanto as sextas são reservadas para atividades por livre demanda. Tão importante quanto a aprendizagem é a merenda oferecida na escola, que garante o desenvolvimento nutricional necessário aos estudantes. São servidas diversas refeições ao longo do dia, incluindo café da manhã, almoço, lanche e um segundo almoço antes de retornarem para casa.

O projeto desenvolvido na unidade em 2024 é “Escola e Família: futuro sustentável!”, onde os pais acompanham toda a dinâmica da unidade, através dos grupos das turmas no WhatsApp e mídias sociais da escola. Algumas turmas até possuem um próprio blog, com postagens de toda atividade desenvolvida em sala de aula. Todas as salas estão equipadas com ar-condicionado e TVs Smart. Além disso, o laboratório de informática conta com 50 notebooks disponíveis, enquanto cada aluno tem acesso a um tablet para uso educacional.

A unidade situada no bairro Santa Catarina foi a primeira no município a ofertar educação em tempo integral. Neste ano letivo de 2024, a Secretaria de Educação ampliou a modalidade e atende de forma integral os alunos dos 6º e 7º anos.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.