Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Escola Ignácio Hugo leva leitura à praça da Penha

Escola Ignácio Hugo leva leitura à praça da Penha

Considerado um dos hábitos mais importantes para o desenvolvimento do raciocínio e por revelar um mundo de imaginação, cheio de histórias, personagens, diversão, entre outras abordagens, a leitura deve ser incentivada desde os primeiros anos de vida. Além disso, a ferramenta é vista por profissionais da Educação como um portal que conecta a criança ao mundo da magia das letras e amplia sua visão como leitor. Seguindo esse caminho, a Escola Municipal Ignácio de Hugo de Souza, no bairro da Penha, realiza atividades de incentivo e promoção da leitura no ambiente escolar e familiar. Como parte das ações, esta quarta-feira (22) foi dia do Projeto Leitura na Praça, envolvendo alunos e comunidade.
A iniciativa, realizada na praça do bairro, incentiva o hábito de ler para a comunidade. “Envolvemos todos os alunos, desde o maternal II ao 5º ano, pais e profissionais. Foi uma manhã gratificante e de muito aprendizado”, frisaram as diretoras Mara Massena e Neide Aparecida, que acompanharam de perto as atividades.
Ainda de acordo com as diretoras, outra atividade desenvolvida na unidade escolar é o “Projeto Família Também Conta História, com alunos do maternal ao segundo ano (onde os alunos levam periodicamente para casa a “Sacola de Leitura”, para que a leitura envolva toda a família. “Na bolsa, além dos livros, vai um questionário onde os familiares opinam sobre a atividade. Temos recebido um retorno bastante positivo. Eles relatam que a iniciativa tem promovido momentos maravilhosos e de integração”, disse Mara, acrescentando que os alunos maiores são incentivados a escolher livros e levarem para casa. Em sala de aula, os professores também trabalham com textos literários.
Para os pais que tiveram a oportunidade de acompanhar a atividade, a ação foi positiva. “São projetos importantes, tanto o realizado na escola, com as crianças levando livros para casa; quanto esse realizado aqui na praça. São ações que devem ser contínuas”, disse Hermogênio Francisco das Dores.
As mães Geiciane da Cosa e Hayalla Alcântara também aprovam as ações. “Sabemos o quanto a leitura é importante e deve ser incentivada. Ela está presente em tudo e em todo lugar, sendo fundamental que as crianças aprendam desde cedo o valor que ela tem”, pontuaram.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.