Escola de Barra do Furado realiza segunda etapa do “Calculando”

A Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner, em Barra do Furado, realiza nesta quinta-feira (24), pela manhã e à tarde, mais uma etapa do projeto “Calculando”, desenvolvido pela Coordenação de Ensino (Coden), vinculada à secretaria de Educação de Quissamã, com escolha de dois alunos do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental que vão representar a unidade de ensino na final, que acontecerá no próximo dia 27 de setembro, às 9h, no anfiteatro da Prefeitura, e reunirá todas as escolas da rede.
No último dia 15, os alunos da Délfica participaram da dinâmica em sala de aula (atividades lúdicas e jogos de Matemática), quando oito estudantes foram selecionados para participar da segunda etapa nesta quinta (24), de onde sairão dois para a final.
Segundo o diretor da escola, José Martins, os participantes estão empenhados para chegar à final. “Todos gostam de participar do projeto e se sentem motivados por desenvolver o raciocínio lógico, instigando o aluno a pensar”, disse.
A responsável pelo Letramento Matemático, Simone Martins, explicou que do 5º ano, serão oito escolas engajadas no projeto. “Os vencedores vão ser premiados com o 1º, 2º e 3º lugares”, comentou.
Já a diretora de Divisão do 2º Segmento, Lúcia Elena Silva Souza, disse que quatro escolas do 6º ano, Ciep Municipalizado Dr. Amílcar Pereira da Silva, Délfica, Maria Ilka e Nelita Barcelos participam do “Calculando”. “A ideia é desmistificar que a Matemática é difícil. Os alunos gostam de atividades lúdicas e jogos”, lembrou.
O projeto — A Coordenação de Ensino, através da coordenação de Letramento Matemático, criou o “Calculando – Batalha de Cálculo Mental 2017”, para despertar o interesse pela Matemática e valorizar a prática de Cálculo Mental entre os alunos. Entre os participantes, estão professores regentes, professores de Letramento Matemático, alunos do 5º e 6º anos, gestores, orientação pedagógica, familiares e equipe da Coden. A primeira fase da competição acontecerá nas escolas e a etapa municipal corresponderá à segunda e última fase da competição, quando será conhecido o vencedor.