Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Enfermeira da UTI Covid-19 é a primeira pessoa imunizada em Quissamã

Enfermeira da UTI Covid-19 é a primeira pessoa imunizada em Quissamã

A enfermeira da UTI Covid-19 do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus (HMMMJ), Jussara Alves, foi a primeira profissional de Saúde da linha de frente de Quissamã a ser vacinada contra o vírus nesta terça-feira (19). O Governo do Estado entregou 360 vacinas — de um total de 720 para as duas doses — à Prefeitura de Quissamã durante a manhã, agilizando o início da imunização, que a princípio estava marcado para quarta-feira (20). Outros trabalhadores do setor foram vacinados ao longo do dia no HMMMJ e Centro de Triagem Respiratório (CTR). O Município segue o Plano Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, que definiu os grupos prioritários.
Servidora do Hospital Mariana Maria de Jesus há mais de dez anos, Jussara Alves é especialista no tratamento em UTI e, desde o início da pandemia, está trabalhando no atendimento aos pacientes com Covid-19. Com a sua experiência, tomou todos os cuidados para não contrair a doença neste período, mesmo estando na linha de frente. O seu maior medo era levar o vírus para algum familiar.
— É um momento de muita emoção e de agradecimento para todos que estão envolvidos nesta nova fase. Todos estão ansiosos pela vacina e ser a primeira imunizada em Quissamã é muito especial. Como profissional da Saúde, especialmente da linha de frente, quero falar que a vacina é segura e que todos devem se imunizar, sem medo – disse Jussara Alves.
A prefeita Fátima Pacheco e a secretária de Saúde Renata Fagundes acompanharam a abertura da campanha no Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus. Por causa da quantidade de vacinas entregues pelo Ministério da Saúde, seguindo as diretrizes do PNI, os profissionais de saúde da linha de frente do combate à doença serão imunizados nesta primeira fase da campanha. A distribuição de novos lotes ainda será divulgada pelas autoridades federais e estaduais.
— A campanha está sendo iniciada hoje, repleta de esperança. Neste primeiro momento, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde, estamos vacinando os profissionais da linha de frente da Saúde. A vacina chega em um momento importante para combater uma pandemia, com muita expectativa da população — conta a prefeita Fátima Pacheco.

Distribuição pelo Ministério da Saúde

Neste primeiro momento, o Governo Federal será responsável pela distribuição de toda a produção da CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac. Desde o ano passado, a Prefeitura de Quissamã vem se mobilizando para a realização da vacinação na cidade. Em dezembro foi assinado um termo de entendimento com o Butantan para aquisição de 36 mil doses da vacina, porém o município ainda não recebeu um posicionamento oficial do Instituto após o Ministério da Saúde determinar a exclusividade na distribuição das doses. A aplicação da CoronaVac ocorre em duas doses, sendo a segunda entre 14 e 28 dias após a primeira.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.