Educação serve mais de mil quentinhas por dia aos alunos da rede municipal

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Quissamã vem adotando medidas para garantir alimentação saudável aos alunos da rede municipal. A implantação do Cartão Nutricional e a entrega dos kits, Alimentar e da Agricultura Familiar, foram decisões tomadas pela administração, com o objetivo de assegurar que os alunos tivessem, mesmo no período de aulas remotas, uma alimentação com os níveis de nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.
A adoção de uma política de garantia da segurança alimentar, tem como objetivo manter o mesmo nível de aptidão dos alunos, verificado no período das aulas presenciais. Com o retorno das aulas em sistema híbrido, no início de outubro, as escolas e creches passaram a servir “quentinhas” para os estudantes, inclusive aqueles que se mantiveram em ensino remoto (que não retornaram presencial), por decisão dos pais ou responsáveis. Nesta quarta-feira (3), a prefeita Fátima Pacheco e a secretária de Educação, Helena Lima, acompanharam a entrega das “quentinhas” no CEMEI Manoel Ribeiro e no Ciep Amilcar Pereira da Silva.
Segundo a secretária de Educação, Helena Lima, são servidas, diariamente, 1.012 “quentinhas”, de acordo com a adesão de pais e responsáveis dos estudantes. No mês de outubro, foram distribuídas mais de 11 mil refeições.
– Tivemos a preocupação de garantir aos alunos da rede municipal, uma alimentação de qualidade, mesmo durante o período mais crítico da pandemia, a fim de que o desenvolvimento das nossas crianças não fosse prejudicado. Sabíamos que muitas famílias passariam por dificuldades ainda maiores com a crise, e que esse seria mais um desafio a ser enfrentado por elas, comentou a prefeita Fátima Pacheco.
Com um cardápio balanceado, elaborado pela equipe de Nutrição da Secretaria de Educação e preparado pelas merendeiras das escolas, a entrega das “quentinhas” é feita de segunda a sexta no horário definido pelas unidades. Cada segmento tem um cardápio mensal, adequado às necessidades nutricionais de cada faixa etária: Educação Infantil, um a três anos; Pré-escola, quatro a cinco anos; e Ensino Fundamental, de seis a 10 anos e 11 a 15 anos.
Claricia Barbosa Pessanha é mãe da pequena Laura Helena, de 3 anos, aluna do Maternal do CEMEI Manoel Ribeiro e falou da importância da escola e do reforço da alimentação da filha.
– Ela (Laura) é bem tratada na escola, chega sempre limpa em casa. Gosto bastante do jeito que tratam ela. A alimentação também é muito importante, ajuda bastante. Começar cedo na escola ajuda no convívio com outras pessoas em qualquer lugar e também no desenvolvimento, disse Claricia.
Capacitação – O Departamento de Nutrição Escolar da Secretaria de Educação de Quissamã capacitou as merendeiras da rede municipal de ensino, para adequar as ações de gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) com os protocolos de biossegurança de enfrentamento à pandemia da Covid-19.
– Merenda é uma das nossas prioridades porque acreditamos que uma criança bem alimentada tem melhores condições de aprendizagem. O manuseio e preparo corretos dos alimentos sempre nortearam a rotina na cozinha e refeitório das escolas, mas o novo normal nos impõe novos cuidados, que passamos aos funcionários sem perder a qualidade da alimentação e observando a segurança deles mesmos e dos alunos. , frisou a secretária.
As novas recomendações da Resolução nº 06 do PNAE preconizam alimentação adequada e saudável baseada no consumo de alimentos in natura ou minimamente processados, devendo ser limitado o consumo de alimentos ultraprocessados que segue a segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde.