Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Educação popular em saúde potencializa combate ao COVID-19 com moradoras de Machadinha

Educação popular em saúde potencializa combate ao COVID-19 com moradoras de Machadinha

Como uma poderosa ferramenta no combate ao Covid-19, a secretaria de Saúde recebeu no sábado (28) as professoras da Universidade Federal Fluminense (UFF) de Rio das Ostras, Maria Raimunda Soares e Hayda Alves; e da UFRJ de Macaé, Rute Costa, para uma atividade de educação popular em saúde com a comunidade quilombola de Machadinha. O encontro aconteceu na Casa de Artes e teve como pauta “Saberes Populares contra a Covid-19”. Na ação, as moradoras participaram de oficina de saboaria e manipulação de ervas medicinais, ministrada pela professora Tadzia Maya (GT Mulheres da Articulação Agroecologia Serramar). No término das atividades a Universidade realizou a doação de insumos e equipamentos para a Associação de Remanescentes de Quilombo de Machadinha (ARQUIMA), com intuito de dar continuidade aos trabalhos. O evento contou com a participação da equipe do Centro de Triagem Respiratória (CTR) e da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
“É de suma importância atividades como esta realizada na comunidade de Machadinha, pois integra o conhecimento científico e popular, com objetivo de promoção da saúde e prevenção das doenças. A intenção da oficina é capacitar as mulheres da comunidade, para que em breve, se possa ter produção de sabão natural, acarretando geração de renda”, disse Milena Viana, coordenadora da ESF.
“A intenção da oficina é impulsionar o protagonismo da comunidade ao reconhecer os saberes populares como legítimos para enfrentamento de doenças como a Covid-19. As mulheres são especialmente importantes detentoras de saberes populares ancestrais, com um papel de destaque no cuidado familiar e comunitário. A roda de conversa sobre plantas medicinais foi possível a partir de um diálogo sobre o conhecimento que elas já possuem e praticam. A oficina de sabão natural, além de ser agroecológica, não prejudica a saúde das pessoas nem a natureza, e pode gerar renda. Temos também parceria com a ARQUIMA, que possibilitou a mobilização da comunidade quilombola de Machadinha, que nos recebeu com muito carinho”, concluíram as professoras envolvidas no projeto.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.