Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Educação Inclusiva recebe alunos de Pedagogia para visita técnica

Educação Inclusiva recebe alunos de Pedagogia para visita técnica

O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação, em Quissamã, tem servido de tema para o desenvolvimento de estudos e pesquisas por parte de outros municípios e, também, para universitários da área. E por conta disso, a equipe da Educação Inclusiva receberá na sexta-feira (17) um grupo de alunos do 6º período curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM), de Campos dos Goytacazes.
A Educação Inclusiva em Quissamã é um processo onde se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular e abrange: a Educação Especial, a Educação Quilombola, Educação de Jovens e Adultos, Educação Escolar para população em situação de itinerância e para adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.
“Nos sentimos honradas em receber futuras pedagogas e socializar os saberes necessários para uma prática inclusiva que supere as diferenças no âmbito escolar”, afirmou a coordenadora do departamento de Educação Inclusiva, Cyntia Cristina.
A professora que trabalha a disciplina de Educação Inclusiva no ISEPAM, Helena Lima, o objetivo é atrelar a teoria com a prática por meio de aula passeio, o que certamente enriquecerá o processo de ensino aprendizagem da turma.
A programação começará às 8h, com um café da manhã no Sobradinho e será seguida por duas dinâmicas: a primeira sobre ‘Estratégia/Superação’ e a segunda, ‘Vivenciando Limitações’. Depois acontecerá as boas vindas e conclusão da dinâmica. Após isso, no cinema, será apresentada a Política da Educação Inclusiva da Rede de Ensino do Município de Quissamã.
A partir das 9h o grupo fará visitas guiadas ao Ciep Dr. Amílcar Pereira da Silva, onde conhecerão o trabalho de inclusão desenvolvido na unidade de ensino; a seguir visitarão o acampamento cigano, para apreciação da cultura; depois seguirão para a Fazenda Machadinha, onde visitarão a Casa de Arte e o Memorial, e onde também vão conhecer a cultura Quilombola; e assistir apresentação do Jongo Mirim na Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo.
A visita continuará no Museu Casa Quissamã e, finalizando o dia, o grupo seguira para o Centro de Atendimento Educacional Especializado de Educação (CAEEQ) onde poderão ver todo o trabalho desenvolvido com os alunos portadores de necessidades especiais.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.