Educação encerra encontros do Projeto Político Pedagógico

Os gestores escolares e equipe de suporte pedagógico da secretaria de Educação de Quissamã se reuniram, essa semana, no auditório da Escola Professora Regina Celi Passos, para a formulação e reestruturação do Projeto Político Pedagógico (PPP) das unidades da rede municipal de ensino. Conduzido pela professora Andreza Bonato, o grupo constrói, de forma coletiva e participativa, o documento que norteará as ações das escolas até 2021.
A elaboração do PPP atende a meta 19 do Plano Municipal de Educação da Lei nº 1474/2015, que versa sobre a gestão democrática das escolas. Neste encontro, as discussões envolveram a política de educação inclusiva do município, projetos e avaliação do processo de aprendizagem.
“Essa etapa é de extrema importância para as escolas, pois legitima ações previstas pelas escolas, além de aproximar toda a comunidade escolar do objetivo maior da instituição de ensino, que é o protagonismo dos nossos alunos”, esclareceu a coordenadora de Gestão Pedagógica, Helena Lima.
Para a diretora pedagógica da Escola Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida, Ariana França, os encontros oferecidos foram de suma importância, pois deram aos gestores embasamento e direcionamento para tratar e abordar cada etapa da construção do PPP, que é um documento democrático que apresenta as metas, objetivos e ações coletivas de cada instituição de ensino. “Representa o pensar e o fazer pedagógico, a intencionalidade e o papel formativo de cada escola; bem como qual o tipo de aluno que se quer devolver para a sociedade, que são cidadãos pensantes e críticos”, completou.
“Acredito que momentos como esses ajudam, de maneira significativa, o trabalho da equipe de gestão pedagógica no momento da construção de um documento tão importante como o Projeto Político Pedagógico. Refletir sobre a prática pedagógica é fundamental”, afirmou diretora pedagógica da Escola Professora Regina Celi Passos, Jéssica Bernardo.