Educação em tempo integral garante atividades extracurriculares

A educação é um direito de todos e visa o pleno desenvolvimento humano por meio do processo de ensino-aprendizagem. Em Quissamã, uma proposta que vai além da oferta do ensino tradicional atende mais de 200 crianças, do maternal II ao 5º ano do ensino fundamental, com idade entre 3 e 11 anos. Trata-se do Projeto de Educação em Tempo Integral, oferecido na Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo, em Machadinha, e que está sendo ampliado e implantado também na Escola Ignácio Hugo de Souza, na Penha, envolvendo, atualmente, alunos até o 3º ano do ensino fundamental.
No período em que estão na escola, os alunos da Escola Maria Felizarda participam de atividades de natação (para o 3º, 4º e 5º anos), no Parque Aquático Municipal; oficinas de produção textual, hip hop e leitura, no Centro Cultural Sobradinho; além da Educação Quilombola.
“Além de ampliar a carga horária, as atividades proporcionam momentos de construção de aprendizagem numa metodologia diferenciada, tornando a aula mais lúdica e atrativa”, disse Allan Alves, diretor-geral da Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo.
Já na Ignácio Hugo, a diretora Mara Massena explica que são oferecidas aos estudantes atividades de natação (para alunos do 3º ano), oficinas de jogos pedagógicos, de linguagens e de matemática, oficinas de produção textual, recreação e xadrez.
A coordenadora de Gestão Pedagógica, Helena Lima, reforça a importância da educação em tempo integral, que além levar os alunos a aprender mais, promove o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais. “A iniciativa desenvolve a criança nos aspectos globais, contribuindo para os avanços cognitivos, motores, sociais e afetivos do indivíduo, além de primar pelo trabalho das competências socioemocionais”, ressaltou.