• Cultura

Cortejo Natalino e chegada do Papai Noel abrem o Natal Luz de Quissamã nesta quarta (7)

Nesta quarta-feira (7), o Ginásio Poliesportivo Walter Muller Pessanha abriu espaço para o grande cortejo e espetáculo natalino da 2ª edição do Natal Luz, promovidos pela Prefeitura de Quissamã, através da Secretaria municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer. Devido às fortes chuvas, o cortejo não pôde ser realizado na Avenida Barão de Vila França.

A prefeita Fátima Pacheco e o vice-prefeito Marcelo Batista acompanharam o cortejo e apresentação ao lado de secretários municipais e vereadores da base. Presença dos vereadores Janderson Barreto, Simone Flores, Mazinho Batista, Aílson Barreto, Fábio Castro, Cássio Reis e Adeílson Lopes “Lopinho”.

A prefeita destacou a satisfação em promover mais uma edição do Natal Luz. “É um lindo evento com enfeites natalinos, participação das escolas, interação das crianças e famílias. Muito feliz com todo esse investimento e em proporcionar mais uma vez esse momento da forte tradição natalina. Esperamos um Natal de muita saúde, paz e muito amor para toda Quissamã”, comentou Fátima.

Com participação das escolas municipais, o desfile celebrou a magia natalina na cidade, através do sagrado, da cultura popular e do lúdico.

As unidades foram divididas nos temas “A anunciação”, “A viagem de Maria e José”, “O nascimento de Jesus”, “Chegada dos Reis Magos” e “Tempos de Paz e Amor”. O grupo da melhor idade do Programa de Atenção ao Idoso (PAI) e a Banda de Gaita Brazilian Piper também participaram. O comando do som ficou por conta das corporações musicais Ilda Fernandes, Délfica de Carvalho, Maria da Conceição Barcellos, Magnólia Ribeiro, Miguel Ângelo da Silva Santos.

O espetáculo marcou o início das comemorações natalinas em Quissamã. Levou brilho, com personagens do imaginário, como os ajudantes do Papai Noel, dos duendes, além, claro, do grande protagonista: o Bom Velhinho. As músicas e esquetes cômicas levaram um momento mágico para os presentes, principalmente a criançada.

O grupo de teatro do Centro Cultural Sobradinho, encenou o momento da chegada do menino Jesus.

“A abertura da programação do Natal Luz foi um sucesso, com esse lindo espetáculo, de  magia, alegria, mensagens de esperança. Grande presença das escolas, famílias, aproveitando esse ambiente natalino. E ainda teremos muitos dias de evento, com orquestra, peças natalinas, shows, para os quissamaenses e turistas participarem”, disse a secretária de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer, Kitiely Freitas.

Natal Luz – Toda cidade terá uma série de elementos cenográficos luminosos como Papai Noel, bengala natalina, bola gigante, túnel, soldadinho de chumbo, caixas de presentes, entre outros, criando o ambiente propício para os festejos luminosos e decorações.

Desde o pórtico de entrada da cidade, nas principais praças, igrejas, ciclovias e prédios públicos, serão instaladas aproximadamente 1 milhão de microlâmpadas de led e refletores, cujo objetivo é destacar ainda mais, os prédios e pontos turísticos, como a sede da Prefeitura e a Igreja Matriz Nossa Senhora do Desterro. Mais de 80 árvores receberão iluminação de Natal.

A programação segue até o dia 22 de dezembro, com mais de 20 atrações. A Praça Brigadeiro José Caetano será a Vila de Natal, local da residência oficial do Papai Noel.