Coordenadoria de Segurança Pública discute instalação de posto do BPRv

O Coordenador Especial de Segurança Pública de Quissamã, Janderson Chagas, esteve reunido na tarde de quarta-feira (27) com o comandante do 32° BPM de Macaé, coronel Marco Aurélio Vollmer, e o vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), deputado Bruno Dauaire. No encontro, que contou ainda com a participação de representantes do Conselho de Segurança Pública de Macaé, foi reivindicada a instalação de um posto do Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRv) no trevo de Cabiúnas, para garantir a segurança na RJ 178, que liga Macaé a Quissamã, evitando os furtos em ônibus e carros de passeio.
Segundo Janderson, a situação preocupa, principalmente, os usuários de transporte coletivo que são obrigados a se deslocar diariamente entre os dois municípios.
— Temos mantido contato com os demais municípios da região no intuito de constituir um consórcio de segurança pública integrada, onde as ações no combate a violência aconteçam de forma unificada. A prefeita Fátima Pacheco tem articulado junto aos governos estadual e federal, investimentos e ampliação das unidades policiais no município. Um exemplo é a reabertura do Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO) de Barra do Furado — disse.
O Batalhão — O BPRv tem a função de executar o policiamento ostensivo de trânsito rodoviário no Estado do Rio de Janeiro, nas rodovias sob a jurisdição da Fundação Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
O policiamento é realizado através dos Postos de Policiamento Rodoviário (PPRv), que estão localizados em pontos estratégicos das rodovias, e é destinado a prevenir, fiscalizar e reprimir atos relacionados com a segurança de trânsito, praticados de forma direta ou indireta, pelos usuários em consonância com regras estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro, nas Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), e nas ordens de serviço da DER-RJ, procurando evitar acidentes e minimizar seus efeitos, a fim de propiciar fluidez ao trânsito com o máximo de segurança. O Batalhão é referência em cursos de especialização no trânsito, fiscaliza 6 mil quilômetros de rodovias em todo o Estado e oferece 22 postos de atendimento no Rio de Janeiro.