Contratados do Juventude Ativa iniciam treinamento nos setores da Prefeitura

Os 100 jovens inseridos no Programa Juventude Ativa começaram nesta segunda-feira (22), a parte prática da aprendizagem profissional nas repartições públicas municipais de Quissamã. Eles foram recebidos pela prefeita Fátima Pacheco; pelo vice-prefeito e secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Marcelo Batista; pelo secretário Chefe de Gabinete, Luciano Lourenço; e pela secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães. O Juventude Ativa é um programa da Prefeitura de Quissamã que auxilia com um salário mínimo jovens de 18 a 23 anos.
Durante a recepção, a prefeita Fátima Pacheco lembrou que os jovens, em geral, têm pouca experiência. Ao procurar o primeiro emprego, a maioria se depara com a exigência de “experiência profissional”, contudo, obter experiência nos primeiros anos de vida economicamente ativa, não é fácil.
– O Juventude Ativa é um programa de inclusão social, para uma faixa etária importante na experiência do primeiro emprego. No nosso país, é nessa faixa etária que perdemos muitos jovens, a taxa de desemprego é alta e são poucas as oportunidades. Conciliando o aprendizado da escola e o do Programa, vocês estarão, daqui a um ano, mais bem preparados para ingressar no mercado de trabalho, incentivou a prefeita.
Para Alyson Barcelos, de 19 anos, que trabalhará na sede da Prefeitura, essa é uma oportunidade importante, para adquirir conhecimento, obter experiência e se preparar para o futuro.
– Essa é uma ótima oportunidade. Vou aproveitar todo o conhecimento que, com certeza, quero e vou levar para a vida, disse ele.
Na Agricultura, dentro das diretrizes de aprendizagem, dez jovens vão atuar no Horto, mecânica, almoxarifado, veterinária e meio ambiente. Eles serão supervisionados pela chefe do Setor de Educação Ambiental, Jussara Alves.
– A Agricultura é uma área importante para a economia do nosso Município e que pode trazer muito conhecimento, somar ao currículo de vocês. Que essa experiência abra portas de conhecimento para que cada um possa colocar na balança se deseja ser profissional desta área, frisou o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Marcelo Batista.
Em outubro, foram assinadas as Carteiras de Trabalho de todos os jovens com garantia de direitos trabalhistas. Na sexta (19), eles receberam a primeira parcela do 13º salário. Por meio do Programa Juventude Ativa, os jovens vão atuar nas áreas de auxiliar de escritório, auxiliar de logística e alimentador de linha de produção.
– Que em todos os momentos, vocês mantenham a atenção, sigam as orientações do CIEE, da Coordenação do Programa, coloquem em prática o que estão aprendendo e esse aprendizado estará marcado no currículo de vocês como experiência de trabalho, frisou a secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães.
O secretário Luciano Lourenço destacou a implementação de políticas públicas voltadas à população de Quissamã:
– Esse programa é mais uma política pública que demostra a sensibilidade do governo para o social, e que prova mais uma vez que ofertar o primeiro emprego é apostar no futuro e também no presente. Num momento em que o País enfrenta a crise do desemprego e da fome, a Prefeitura de Quissamã está atenta, cuidando da sua população, ressaltou Luciano Lourenço.
Segundo a coordenadora do Programa Juventude Ativa, Anne Caroline Cardoso, os 100 jovens foram direcionados para as secretarias de Administração, Agricultura, Assistência Social, Cultura, Educação, Esporte, Governo, ao setor de processamento de dados, à Procuradoria, ao próprio Programa Juventude Ativa, e às secretarias de Saúde e de Transporte. Uma vez por mês, eles serão atualizados com o MTBI – Módulo Teórico Básico Inicial, com o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, explicou Anne Caroline.
– Hoje é mais um dia importante do Programa Juventude Ativa, um grande passo que nossos jovens dão rumo ao aprendizado profissional, afirmou.