Conselho Tutelar recebe novo veículo

O Conselho Tutelar de Quissamã recebeu, na manhã desta quarta-feira (25), um carro zero quilômetro, adquirido pelo Ministério dos Direitos Humanos. O veículo, modelo Citroen AirCross, foi entregue pela prefeita Fátima Pacheco; pela secretária de da Assistência Social, Tânia Magalhães; e pelo representante da Fundação da Infância e Adolescência (FIA) Rodney Oliveira, que ministrará oficina de treinamento para os conselheiros.
Fátima falou da importância da articulação em Brasília e dos vários profissionais que contribuem para o avanço das melhorias na cidade. “Ninguém faz nada sozinho. Todas as conquistas que temos anunciado, são possíveis graças ao trabalho realizado por muitas mãos, com muito suor, muita labuta no dia a dia. Temos ido a Brasília, muitas vezes na companhia dos vereadores, secretários e coordenadores, atrás das emendas para continuar avançando. Em um ano e meio de mandato, estamos recebendo o 21º veículo zero, dentre eles seis vans. Estamos também licitando a compra de ambulâncias. São conquistas significativas”, pontuou.
A prefeita lembrou ainda que, recentemente, o Conselho Tutelar ganhou nova sede. “Alugamos este espaço amplo, que garante muito mais conforto e privacidade para os conselheiros e também para os usuários. Ampliamos o salário dos conselheiros e garantimos, através de Lei Municipal, o direito ao ticket alimentação”, completou.
A secretária de Assistência Social, Tânia Magalhães, ressaltou a conquista para o Conselho Tutelar. “Trabalhamos muito para otimizar os serviços. As dificuldades são naturais, mas, no nosso caso, a questão do transporte era a que mais penalizava. Hoje é um dia muito feliz, pela importância desse veículo para a missão desempenhada pelos conselheiros”, comentou.
Representando os funcionários do Conselho, o conselheiro tutelar Antônio Batista agradeceu o empenho de todos para a melhoria dos serviços. “Em um ano e meio, muitas melhorias foram alcançadas por nós. Gostaria de parabenizar a prefeita, secretários, coordenadores e colaboradores e dizer que este carro chega em boa hora e quem ganha é a população”, disse.
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, João Ricardo, também acompanhou a entrega do veículo na manhã desta quarta (25). “Parabenizo o governo municipal por demonstrar zelo com esses profissionais que desempenham um trabalho árduo, que é proteger os direitos da criança e do adolescente. Só temos ouvido elogios e isso nos orgulha muito”, finalizou.
Representante da FIA, Rodney Oliveira, avaliou a realidade dos Conselhos Tutelares no Estado. “Fico muito feliz de chegar aqui e encontrar outra realidade, diferente das demais. Por onde passo, tenho observado Conselhos sem estrutura, com sedes inadequadas, que não se assemelham ao quadro de Quissamã. Relato que conseguir aumento salarial para os conselheiros é uma raridade no Brasil. Parabéns ao atual governo por valorizar esses profissionais. O município do Rio de Janeiro tem 19 Conselhos Tutelares e apenas 12 têm carros. Aqui, já estamos no segundo, além das outras melhorias conquistadas. Vamos implementar em Quissamã mais uma ferramenta, que é o Sistema de Informação para Infância e Adolescência (SIPIA), uma base nacional onde os Conselhos Tutelares de todo o país poderão se comunicar em um único canal”, frisou.
A entrega do carro zero quilômetro também foi acompanhada pelos vereadores Luiz de Acil e José Borba, que atualmente responde pela secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca; pela subsecretária de Assistência Social, Rosane Barros; e pelo coordenador de Transporte, Fábio Castro.