Conselho de Contabilidade e Prefeitura investem na capacitação de servidores

Quissamã está sediando um novo encontro voltado para a capacitação dos servidores que atuam na área de contabilidade. Na manhã desta segunda-feira (30), no auditório da Prefeitura, foi realizada palestra com Cristiane Berriel, contadora, professora do Conselho Regional de Contabilidade e instrutora do Tesouro Nacional, que abordou o tema “NBC T16.9 e NBC T 16.10 – Depreciação, Amortização, Exaustão e Mensuração de Ativos e Passivos”.
Essa capacitação continuará nos meses de novembro e dezembro, quando novos temas serão apresentados, como Imposto Sobre Serviços (ISS), análise de balanços e, ainda, orçamento público, segundo o auditor do Controle Interno da Prefeitura e conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio (CRC-RJ), José Alves de Alvarenga.
“Esse é um período de capacitação dos servidores, não só aqui de Quissamã, mas de toda a região, seja das prefeituras, das Câmaras, fundos de previdência, para que possam colocar em prática as normas internacionais que estão convergindo para a contabilidade pública nacional”, esclareceu Alvarenga.
Segundo Cristiane Berriel, o curso de Depreciação, Amortização, Exaustão e Mensuração de Ativos e Passivos é um tema muito carente nos órgãos públicos que, agora, estão sendo obrigados a fazer a atualização. “Esse é um curso de orientação e esclarecimento. Além da teoria, passamos a parte prática, ofertando ações e comandos, controles em sistema informatizado, para permitir aos participantes o mínimo de segurança para aplicar o que aprenderem aqui”, ressaltou.
A capacitação teve início, em setembro, com o Seminário Itinerante de Contabilidade no Setor Público, em uma inciativa do CRC-RJ, com apoio da Prefeitura. Estão participando dessa capacitação servidores da Fazenda, Controle Interno, Patrimônio, Almoxarifado e Desenvolvimento Econômico.