Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Comerciantes locais participam de encontro realizado pela Saúde para apresentar a NBCAL

Comerciantes locais participam de encontro realizado pela Saúde para apresentar a NBCAL

A secretaria de Saúde, por meio da ATAN – Área Técnica de Alimentação e Nutrição, em parceria com a Vigilância Sanitária, realizou na manhã desta terça-feira (07), na varanda do Centro de Saúde Benedito Pinto das Chagas, um encontro com os representantes do comércio para apresentar a NBCAL – Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactantes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras.
Como parte da programação, profissionais de saúde fizeram uma apresentação que reuniu os princípios reguladores da promoção comercial, a rotulagem de alimentos e de produtos destinados tanto aos recém-nascidos, quanto as crianças de até três anos de idade, como leites, papinhas, chupetas e mamadeiras. Também houve um diálogo abordando a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses do bebê.
A coordenadora da ATAN em Quissamã, Alba Abreu, enfatizou a importância do aleitamento materno para a saúde da criança com a população. “Nas Unidades de Saúde da Família – USF, reforçamos a necessidade da amamentação para proteger a saúde da criança e também para fortalecer os vínculos entre mãe e filho, dando suporte emocional a esse bebê”. Segundo Alba, o objetivo é assegurar o uso apropriado desses produtos que constam na norma, de forma que não haja interferência na prática do aleitamento materno e trazer ao conhecimento dos comerciantes locais, a existência da NBCAL.
Para Michelle Manhães, Chefe da Divisão de Vigilância Sanitária, é de suma importância reconhecer a necessidade do aleitamento materno exclusivo. “A Divisão da Vigilância faz uso de recursos como inspeções de rotina, para garantir as normas estabelecidas pela NBCAL, a fim de não permitir a promoção ou incentivo de uso de produtos que atrapalhem o aleitamento materno”, finalizou.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.