Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Clube de Ciências do Ciep 465 ganha prêmio de Divulgação Científica em pesquisa sobre Meio Ambiente

Clube de Ciências do Ciep 465 ganha prêmio de Divulgação Científica em pesquisa sobre Meio Ambiente

Diminuir o uso de agrotóxicos no Meio Ambiente. Esta é a proposta da pesquisa “Química Verde: uma alternativa ao uso de Agroquímicos III”, desenvolvida pelo Clube de Ciências do Ciep Brizolão 465, Dr. Amílcar Pereira da Silva, em Quissamã. No último final de semana, o clube recebeu o prêmio especial de Divulgação Científica da XV FECTI 2021 – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro. Orientado pelo professor Jobert Willemen da Silva e desenvolvido por um grupo de alunos do 6 º ao 9º ano, o projeto cria um bio-herbicida tendo como base folhas de uma espécie brasileira.
São três anos de pesquisa, três etapas, todas premiadas em grandes feiras, como: a Fecti, em 2018, no Rio, com o 1º lugar; a 25ª Ciência Jovem, em 2019, no Recife, com o 4º lugar nacional entre escolas públicas e privadas; e em 2020, na Feira de Iniciação Científica Mineira, com 2º lugar nacional; além da Feira Internacional no Estado do Pará.
A “Química Verde” visa o desenvolvimento e a aplicação de produtos e processos para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas à saúde humana e ao Meio Ambiente. O professor explica que a ideia de desenvolver um bio-herbicida surgiu a partir da leitura do livro Silent Spring (Primavera Silenciosa), da americana Rachel Carson.
Daniel Leaubon é um dos cinco alunos do Ciep que participam da pesquisa e foi quem apresentou o projeto na XV Fecti 2021: “conheci o Clube de Ciências em 2019, já no final do 7º ano. Me interessei, quis participar, ver como são feitas as experiências. Estou aqui até hoje! É um lugar que a gente pode transformar atitudes”, destaca o estudante.
A primeira etapa foi de observação com professor e alunos em campo: “observamos que onde as folhas caem e não se varre, dificilmente germinam outras plantas. E quando a água da chuva cai sobre essas folhas faz um extrato natural. Testamos outras plantas e nem uma foi tão eficaz quanto a de uma frutífera tipicamente brasileira”, detalha o professor-orientador.
A diretora pedagógica do Ciep 465 de Quissamã, Jandra Machado ressalta a importância deste tipo de trabalho com os alunos e os resultados obtidos:
– As experiências vão além do conhecimento científico, estimulam a autonomia dos nossos alunos, frisou a diretora.
E a pesquisa ainda não acabou. Professor e alunos já iniciaram mais uma etapa do projeto, que é isolar os componentes dos extratos.
A FECTI é a maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro, sendo realizada desde 2005 pela Fundação CECIERJ, com o apoio da FAPERJ e do CNPq/MCTI. A feira é voltada a estudantes, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, do ensino médio ou técnico, que apresentam projetos de pesquisa desenvolvidos sob a orientação de docentes de escolas públicas ou privadas.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.