Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Clube de Ciências de Quissamã presente na FECTI 2024

A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Educação, celebra mais uma conquista dos alunos do município selecionados para apresentação na FECTI, nos dias 30 de novembro e 1 dezembro (respectivamente sábado e domingo).

O Clube de Ciências João Batista de Lacerda, do Ciep 465 – Dr. Amilcar Pereira da Silva, marcou presença na Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação-FECTI 2024, no CEFT- RJ, apresentando o projeto “Corantes Vegetais: Saúde e Sustentabilidade”.

A FECTI é o maior evento de divulgação científica realizado no Estado do Rio de Janeiro. Organizado anualmente pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o evento reuniu 162 projetos de ciências e inovação desenvolvidos por estudantes das redes pública e privada de ensino de 37 municípios.

Neste ano, a feira contou com a participação de diversas escolas e instituições de ensino, e o Clube de Ciências de Quissamã se destacou com sua pesquisa sobre corantes naturais, demonstrando a importância da sustentabilidade e saúde.

A secretária municipal de Educação, Helena Lima, expressou sua satisfação com o resultado. “É com grande orgulho que vemos nossos alunos se destacando em eventos como a FECTI. Essa iniciativa demonstra o compromisso da Prefeitura de Quissamã com a educação de qualidade e o incentivo à pesquisa científica”, destacou Helena Lima.

O orientador e professor do Clube de Ciências, Jobert Willemen, também comentou a participação dos alunos quissamaenses.
“O nosso trabalho demonstrou que os corantes artificiais utilizados em alimentos, inclusive refrigerantes e guloseimas estão ligados a problemas de saúde em crianças e adolescentes. Inclusive, os alimentos industrializados estão entre os preferidos dos jovens. A nossa proposta é desenvolver corantes alternativos de origem natural. Os quais são obtidos de plantas. Para isso, extraímos os pigmentos vegetais utilizando solventes menos poluentes de acordo com os princípios da Química Verde”, explicou o orientador.

A equipe de Quissamã, composta pelos alunos Julio Henrique de Cerqueira, Matheus Costa e Allice Neves apresentou um trabalho completo e inovador, que chamou a atenção dos visitantes da feira.
A pesquisa explorou a utilização de corantes naturais extraídos de flores para a produção de pigmentos e produtos alimentícios, demonstrando o potencial da natureza para a criação de alternativas mais sustentáveis e saudáveis.
 
O projeto “Corantes Vegetais: Saúde e Sustentabilidade” teve como objetivo investigar a possibilidade de utilizar corantes naturais extraídos de flores para a produção de tintas e outros produtos alimentícios. Os alunos realizaram experimentos em laboratório, analisaram os resultados e elaboraram um relatório científico completo.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.