Centrinho e Nelita recebem famílias para eventos de integração

A tarde desta sexta-feira (31) foi marcada por atividades envolvendo profissionais, alunos e famílias no Centro de Atendimento Educacional Especializado de Quissamã (CAEEQ), o Centrinho, e na Escola Municipal Professora Nelita Barcelos dos Santos, em Morro Alto. As ações fizeram parte do Projeto Família na Escola, um desdobramento do tema “Educação para vida: Escola e Família de mãos dadas”, que tem como principal objetivo promover uma aproximação e integração dos pais e responsáveis com a equipe escolar e alunos.
No Centrinho, com o tema o “CAEEQ e família de mãos dadas: uma parceria que dá certo”, a atividade foi aberta com a dinâmica do abraço. Na sequencia, teve o acolhimento às famílias e público presente, oficinas de músicas, artes, fantoche, o releixo play, palestra com a fonoaudióloga Ludmila Rallon e distribuição de lanches. O evento contou com a presença do subsecretário de Educação, Ailson Belarmindo, e secretário de Governo, Marcinho Pessanha.
A diretora do Centrinho, Gabriela Vasconcelos, destaca que a presença da família nos espaços de acolhimento dos alunos é fundamental e colabora no processo ensino-aprendizagem. “Com esse tipo de atividade estreitamos ainda mais a relação entre instituição e famílias e isso contribui com o desenvolvimento do aluno. Além das oficinas, nossa programação teve a palestra com a fonoaudióloga que abordou sobre O processo de aprendizagem e as habilidades para serem conquistadas através da fala. Foi uma tarde maravilhosa e reforça a importância dessa parceria”, frisou.
Na Escola Professora Nelita Barcelos dos Santis, a temática abordada pelos profissionais e pelas diretoras Luciane de Freitas Branco e Viviane da Penha Barcelos foi “Escola e Família: Tempo de Florescer”. A programação contou com aquecimento das famílias, gincana pais e filhos, talentos em família, exposição de trabalhos, apresentação com os alunos, participação da comunidade (que desenvolve projetos sociais com alunos e pais), com apresentações de jiu-jitsu e taekwond; e um delicioso lanche. Houve ainda apresentação da dupla sertaneja Juliano e Mariano. O vice-prefeito Marcelo Batista e o subsecretario de Educação, Ailson Belarmindo prestigiaram as atividades.
“Essa parceria entre família e escola é muito importante. Conseguimos avançar muito no desenvolvimento do aluno quando a família acompanha e valoriza cada etapa desse aprendizado. Não tem outro jeito de fazer isso, senão trazendo a família para dentro da escola e temos fomentado isso através do projeto. Foi um evento excelente, onde buscamos transmitir a mensagem de como é importante florescer o amor em família. Fizemos uma analogia entre a família e a árvore, no sentido de que era necessário as famílias cultivarem as raízes e que de todos os sentimentos, o amor fosse o que se multiplicasse”, explicou Luciane, lembrando que ao término do encontro foram distribuídas mudas para os participantes plantarem em casa. “A ideia é que no desenvolvimento dessa planta, a pessoa perceba também que tem que desenvolver, cuidar e zelar pela sua casa, sua família e seu filho”, finalizou.
A importância dessa parceira é compartilhada também pelos familiares. “É um momento de integração e também de dedicação, dedicação aos nossos filhos e um olhar diferenciado para a rotina dele no ambiente escolar e que o acolhe. Eu busco sempre participar, pois é um momento para estarmos presente na vida das nossas crianças”, disse Scarlet Ribeiro, que fez questão de aproveitar o momento ao lado do filho.
Com 72 anos, muita história para contar e coisas novas a aprender, Grimaldo Costa prestigiou as atividades. “É a segunda vez que participo das ações no CAEEQ e posso afirmar que esse tipo de iniciativa é muito importante. É um momento de integração e aprendizado”, ressaltou.