Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Secretaria de Saúde
  • Celebração na Prefeitura marca abertura do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama

Celebração na Prefeitura marca abertura do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama

Na manhã desta terça-feira (4), a Prefeitura de Quissamã, por meio do Programa de Ações Programáticas, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, realizou no hall da Prefeitura, uma celebração para marcar a abertura do Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama. O evento contou com a participação de diversos Programas municipais.

A subsecretária de Saúde, Sabrine Pereira, acompanhou de perto a atividade e comentou sobre a importância da prevenção. “Só no último quadrimestre, realizamos mais de 250 consultas com a mastologista, 450 mamografias, 441 ultrassonografias de mama e cinco Core Biópsia, também de mama, guiada por USG”, afirmou.

O câncer de mama é o tipo mais frequente em mulheres brasileiras. Se diagnosticado e tratado em fase inicial, as chances de cura chegam a 95%. A herança genética, a obesidade, o álcool, o fumo e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama.

A partir da adolescência, todas as mulheres devem seguir algumas recomendações, como ir ao ginecologista uma vez por ano, fazer o autoexame da mama a partir de 21 anos de idade, de preferência sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas, indolores, e submeter-se ao exame de mamografia após os 50 anos.

“Para as mulheres com fatores de risco, ou seja, que apresentam histórico familiar de câncer de mama, o exame é indicado a partir dos 40 anos, a cada dois anos. Caso necessário, as quissamaenses também serão orientadas a realizar exames complementares para diagnóstico de câncer de mama”, concluiu Sabrine.

Josiane dos Santos da Silva, colaboradora da Prefeitura, aproveitou para aferir a pressão arterial. “Ações como a de hoje, são sempre muito importantes, pois nos alertam para necessidade de cuidarmos da saúde, já que no dia a dia, são tantos afazeres, que acabamos deixando de lado questões essenciais para a nossa sobrevivência”, afirmou.

Aproveitando que o 3º sábado do mês foi instituído como Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, que tem como objetivos estimular a participação dos profissionais e gestores de saúde nas atividades comemorativas da data, a ação também abordou o tema enfatizando a importância do diagnóstico e do tratamento adequado.

A melhor forma de prevenção da sífilis congênita é uso correto e regular do preservativo feminino e/ou masculino, por se tratar de uma Infecção Sexualmente Transmissível. O acompanhamento das gestantes e parceiros sexuais durante o pré-natal, contribui para o controle da doença, já que se não for tratada da forma adequada, poderá ser transmitida da mãe para o filho durante a gestação.

Programas como o Hiperdia, o DCNT, da Mulher, IST/AIDS e Hepatites Virais, Farmácia Viva, Saúde do Idoso, da Criança e do Adolescente e Saúde na Escola, estiveram reunidos em prol das mesmas causas. Teve distribuição de mudas cedidas pelo horto municipal, preservativos masculinos, material explicativo e aferição de pressão arterial.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.