Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Campanha Outubro Rosa chega à USF de Barra do Furado

Campanha Outubro Rosa chega à USF de Barra do Furado

A campanha Outubro Rosa em Quissamã, segue a todo vapor. Nesta quinta-feira (7), a Unidade de Saúde da Família – USF de Barra do Furado, organizou um grande evento na quadra poliesportiva Maura Cordeiro Pinto, a fim de chamar a atenção das mulheres da localidade para o tema. Neste período, reforça-se a importância de compartilhar informações de acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de orientação sobre acesso e atendimento pela rede de saúde.
A enfermeira da Unidade, Raquel Freitas, iniciou a Roda de Conversa falando sobre o que é o câncer de mama, os sinais, sintomas, autoexame, importância das consultas anuais. Abordou também o câncer de colo do útero, os fatores de risco e prevenção, finalizando com uma dinâmica. Usando um balão de aniversário, cada participante inseriu um caroço de feijão e posteriormente apalpou o balão, como se fosse a própria mama, para que pudesse sentir como são os nódulos.
O evento contou com a participação da assistente social do Núcleo de Assistência ao Educando e autora do livro “Nem tudo é vaidade. Quem perde para si, ganha para Deus”, Ana Cristina Matos, que teve a oportunidade de falar sobre a sua experiência ao descobrir a doença, o tratamento e a cura do câncer de mama, em 2019. Teve também aferição de pressão arterial, teste de glicemia, agendamento de preventivos e depoimentos emocionantes de mulheres que venceram a doença.
A realização de atividades para conscientização sobre o câncer de mama ocorre durante todo o mês. Vale ressaltar que a mensagem original do Outubro Rosa se volta para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, mas, atualmente, este mês também serve para reforçar medidas que melhoram a vida das mulheres que já sofrem com a doença. Além disso, proporciona a possibilidade de se discutir a respeito da saúde feminina, como um todo.
Quando se fala sobre o câncer de mama, faz-se referência à uma série de doenças que têm, em comum, o risco de proliferação descontrolada de células na glândula mamária, às vezes acompanhada da invasão de outros órgãos (metástase). Além disso, o mesmo tipo de câncer pode se desenvolver em diferentes mulheres por meio de variadas trajetórias metabólicas, celulares e moleculares. Isso dependerá de fatores genéticos, exposições ambientais e estilo de vida.
Usuária da USF de Barra do Furado, Deusinea Andrade da Silva, lembrou a relevância de se trocar informações e experiências vividas por outras mulheres.
– A mulher cuida da família, dos amigos e esquece de olhar para si. Precisamos ser mais egoístas, nesse sentido, já que a doença muitas vezes é silenciosa. Temos que fazer sempre o autoexame e não podemos deixar para depois os exames de imagem. Devemos convocar familiares, amigos e a sociedade inteira para se engajarem na luta contra o câncer de mama.
A gerente da Unidade, Wellika Manhães, reafirmou que o câncer de mama é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo: “com o Outubro Rosa, temos uma ótima oportunidade de conversar sobre a importância de uma alimentação saudável na prevenção da doença, dos cuidados básicos, do autoexame da prevenção e consequentemente, do diagnóstico precoce”, finalizou.
A enfermeira Maria Cristina Mendonça Matos, fez questão de participar do evento e explicou sobre como o câncer é acompanhado pela atenção secundária do Município. Também teve atividade educativa sobre o Outubro Rosa na USF do Carmo. A Nutricionista Viviane Soares, abordou o tema alimentação saudável, que ajuda na prevenção da doença.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.