Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Campanha de vacinação antirrábica em Quissamã bate meta com 2.589 animais imunizados

Campanha de vacinação antirrábica em Quissamã bate meta com 2.589 animais imunizados

Com a meta de imunizar pelo menos dois mil animais, a Prefeitura de Quissamã ultrapassou a meta estipulada para o “Dia D”, da Campanha Anual de Vacinação Antirrábica, chegando a 2.589 animais vacinados, neste sábado (25). Ao todo, foram seis locais escolhidos para que os bichinhos fossem imunizados, dentre eles, Unidades de Saúde da Família – USF, praça, escola e o próprio prédio da Vigilância em Saúde.
A Secretaria de Saúde mobilizou uma grande equipe, especialmente da Vigilância. O início da vacinação foi às 8h, se estendendo até às 17h, para cães e gatos a partir do terceiro mês de vida. Atendendo às determinações do Ministério da Saúde, em relação à prevenção ao Coronavírus, o distanciamento social foi obrigatório, assim como o uso de máscara facial para a entrada e circulação nos estabelecimentos e durante a circulação, mesmo em ambientes abertos, além da higienização das mãos.
Os donos dos animais, em geral, também atenderam à recomendação da Vigilância para que os pets fossem levados em segurança na caixa de transporte, no caso dos gatos e com focinheira que não proporcionasse desconforto, nos cachorros. A contenção dos animais era de responsabilidade do proprietário, que não poderia ser criança.
A atividade, realizada pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde, busca imunizar o maior número de cães e gatos da Cidade, a fim de manter o controle da raiva animal, uma doença considerada já erradicada no Brasil. Entretanto, a vacinação é necessária, para impedir possíveis transmissões do vírus característico dos animais, aos seus proprietários e moradores em geral.
Para o coordenador da Vigilância Sanitária de Quissamã, Leonardo Barcelos, a parceria com a população é fundamental para manter a raiva erradicada: “gostaria de agradecer à população pelo comprometimento, com o comparecimento em massa, trazendo seus bichinhos de estimação. Aqueles que não puderam leva-los hoje, não precisam se preocupar, pois poderão vacina-los na Vigilância em Saúde, ainda nas próximas semanas”, informou.
Quem não pôde levar o seu animal de estimação para vacinar, terá até o dia 17 de dezembro, para procurar a Vigilância em Saúde. O horário de atendimento é das 9h às 11h e das 14h às 16h, de segunda à sexta-feira. Para os animais cujos proprietários residem em Santa Catarina, a vacinação será no dia 2 de outubro, na praça do bairro, das 8h às 15h. O bichinhos de Barra do Furado, terão a oportunidade de ser vacinados no dia 23 de outubro, também das 8h às 15h, na praça na localidade.
A raiva é uma doença de animais transmissível ao homem por meio de saliva contaminada. As mordidas são uma das formas mais comuns de contágio. Nos cachorros e em seres humanos, o vírus pode permanecer incubado por até dois meses, antes que seus sintomas comecem a aparecer. Segundo Leonardo Barcelos, os sintomas são muito parecidos, tanto em humanos como em cães: agitação, agressividade, dificuldade em engolir, problemas motores, medo e até depressão, além da popular baba esbranquiçada, presente em praticamente todos os casos. Nos gatos, a doença apresenta sinais um pouco diferenciados, nem por isso são menos agressivos.
Albano Marcelo Teixeira, levou seu “melhor amigo” de cinco anos, o cachorro Madruga, para ser vacinado. Ele destacou a importância da ação: “a campanha de vacinação antirrábica é de grande valia por se tratar de uma questão de saúde pública. Devemos cuidar dos animais que amamos para evitar problemas futuros”, enfatizou.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.