Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Campanha de Vacinação Antirrábica chega à área urbana

Campanha de Vacinação Antirrábica chega à área urbana

Quissamã vai realizar no próximo dia 29 a Campanha de Vacinação Antirrábica, na área urbana da cidade. A ação vai acontecer das 8h às 17h nas Unidades de Saúde da Família do Carmo, Caxias, Centro e Matias; no prédio da Vigilância em Saúde e na Escola Municipal Maria de Lourdes Ribeiro, no Sítio Quissamã. A vacinação, iniciada em junho na zona rural, é para animais com idade a partir de quatro meses e as fêmeas que estiverem prenhas não poderão ser imunizadas.
A iniciativa tem como objetivo vacinar a maior quantidade possível de animais e assim garantir que a doença não reapareça no município. De acordo com informações do setor de Vigilância em Saúde, há mais de 10 anos nenhum caso da doença é registrado na cidade.
Para garantir o sucesso da campanha, os profissionais pedem que os donos de cães mantenham os animais em coleira e guia, e os animais de grande porte devem usar focinheira. Já os gatos precisam estar em gaiolas ou caixas apropriadas.
Ainda segundo informações do setor, entre o mês de junho até 13 de setembro já foram vacinados 2.218 animais. “Iniciamos a campanha na área rural e o cronograma está adiantado. Já passamos por diversos bairros e aproveitamos para ressaltar que caso algum animal não tenha sido imunizado, a família pode fazer contato conosco pelo telefone (22) 2768 2209, que uma equipe irá ao local atender. E caso a pessoa saiba aplicar a vacina, pode comparecer em nossa unidade que disponibilizaremos a dose”, informou o coordenador de Vigilância em Saúde, Leonardo Chagas.
A raiva é considerada uma zoonose viral (doença que pode ser transmitida do animal para o homem) e todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus, podendo transmiti-lá, mas cães, gatos e morcegos são apontados como os principais vetores. Dessa forma, a vacina é a única maneira de controlar a doença. Lembrando ainda que a pessoa que for mordida por um animal contaminado deve lavar o local ferido com água e sabão e procurar a unidade de saúde mais próxima.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.