Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Atividades educativas sobre saúde realizadas durante a semana em Quissamã

Atividades educativas sobre saúde realizadas durante a semana em Quissamã

A Coordenação da Estratégia de Saúde da Família – ESF realizou no decorrer desta semana, atividades educativas tendo como tema a leucemia, um dos muitos tipos de câncer e sobre a doença de uma maneira geral nas Unidades de Saúde de Família – USF de Alto Grande, Caxias, Mathias e Carmo.
Na terça-feira (22), Vinícius Ribeiro dos Santos, médico da USF de Alto Grande, falou sobre a Campanha “Fevereiro Laranja”, que conscientiza as pessoas para o tratamento e diagnóstico precoce da leucemia, doença que atinge os glóbulos brancos e pode ser classificada como aguda ou crônica e pôde tirar dúvidas dos presentes.
Já na quarta-feira (23), a enfermeira Vivian Abreu realizou uma atividade sobre câncer na USF de Caxias, abordando temas como a prevenção, a importância de adotar um estilo de vida saudável como forma de prevenção e ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença, como evitar a exposição aos fatores de risco, se manter atento ao seu corpo e aos sinais que ele dá. E a nutricionista Viviane Soares fez a mesma ação na USF do Matias.
Na última quinta-feira (24), Viviane Soares conscientizou os usuários da importância da nutrição adequada na prevenção do câncer, já que neste mês é comemorado a luta contra essa doença que vem crescendo cada dia mais e ressaltou que atualmente, este é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo.
“A nutrição inadequada é classificada como a segunda causa de câncer, ficando atrás apenas do tabagismo, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Cerca de um terço de todos os cânceres humanos está relacionado ao tipo de alimentação, por isso, uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, pode prevenir novos casos de câncer”, finalizou Viviane.
Encerrando a semana, também na quinta-feira (24), a USF de Alto Grande levou para a Praia de João Francisco o Programa Saúde Vai Até Você.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.