Rua Conde de Araruama, 425 – Centro Quissamã – RJ – Cep: 28.735-000

Secretarias

Nota Fiscal

Transparência

Diário Oficial

Serviços

Ouvidoria e E-sic

Tempo Agora

  • Home
  • Atenção Básica de Quissamã fica em primeiro lugar na análise do Previne Brasil, na região

Atenção Básica de Quissamã fica em primeiro lugar na análise do Previne Brasil, na região

Quissamã alcançou o primeiro lugar nos critérios de análise do Previne Brasil, do Ministério da Saúde, dentre os municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense, no segundo quadrimestre de 2021. Em relação ao quadrimestre anterior, o município avançou 1,5 ponto, passando de 4,02 para 5,67, no Índice Sintético Final – ISF, apurado pelo Ministério da Saúde.
O Previne é a nova política de financiamento federal da atenção básica em saúde, no País. A avaliação toma como base sete critérios de atendimento. Destes, Quissamã ficou em primeiro lugar em seis: “proporção de gestantes com, pelo menos seis consultas de pré-natal”; “pré-natal com tratamento para sífilis e HIV”; “saúde bucal da gestante”; “cobertura do exame citopatológico”; e “percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida; e diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada”.
Nesta terça-feira (26), o Ministério da Saúde informou que em relação ao índice 5, “cobertura de vacinação pólio e penta”, todos os municípios brasileiros receberão 100%, na sua avaliação. De acordo com o levantamento do Ministério da Saúde, Quissamã melhorou o desempenho nos outros seis critérios, sendo que em três deles, mais do que dobrou os percentuais de atendimento. A avaliação impacta no “pagamento por desempenho”, uma das modalidades de partilha de recursos, pelo Ministério da Saúde, aos municípios.
No Estado do Rio, Quissamã é o quarto município mais bem avaliado, ficando atrás de três municípios do Sul Fluminense: Piraí, com ISF 6,73; Pinheiral, com 6,30; e Mendes, com 5,70. O Município está à frente da capital, Rio de Janeiro, que se encontra na sexta posição, com ISF de 5,49, e logo abaixo de Rio Claro, o quinto, também no Sul Fluminense, com 5,59.
O objetivo do Previne Brasil é ampliar o acesso ao SUS a partir de uma estrutura de financiamento que considere o desempenho e os resultados dos municípios no cuidado da Atenção Primária. O programa avalia os municípios a cada quadrimestre, medindo os indicadores da Saúde Básica e atribuindo percentuais de atendimento que são comparados com a população e o número de unidades, ou equipes.
A prefeita Fátima Pacheco avaliou o resultado como “uma vitória”:
– Esse é o resultado de um trabalho integrado, com recursos e investimentos adequados que estamos fazendo. Vale ressaltar que o comprometimento da equipe qualificada faz toda a diferença nos indicadores que temos mostrado. Quissamã mais uma vez é referência e nos orgulha, afirmou.
Segundo a Coordenadora da Estratégia de Saúde da Família – ESF, Milena Viana, a avaliação é resultado do compromisso da gestão assim como das equipes: “ser considerado o melhor município da Região, traz para a gente uma avaliação muito positiva. Isso é fruto de muito trabalho. Nenhuma equipe foi desmobilizada. As equipes das Unidades de Saúde da Família – USF continuaram trabalhando mesmo durante a pandemia”, enfatizou a coordenadora.
Milena Viana lembrou que durante a pandemia, os médicos da família, enfermeiras e os agentes comunitários de saúde mantiveram as visitas rotineiras, realizando inclusive a coleta para o preventivo, feita pelas enfermeiras: “não deixamos de fazer os exames. Essa avaliação demonstra que estamos no caminho certo. Junto com a gestão e os profissionais, vamos fazer o melhor para os nossos munícipes”, declarou Milena.
Destacando a atuação dos profissionais da Saúde, a prefeita Fátima Pacheco pontuou a integração das equipes. Disse também que a Prefeitura continuará realizando investimentos na Saúde:
– É importante agradecer a todos os profissionais da Saúde e todos os servidores da Prefeitura, pois trabalhamos em equipe, de forma integrada. Também aproveito para garantir à população, que continuaremos a fazer investimentos financeiros importantes, que ofereçam saúde de qualidade para os moradores de Quissamã, concluiu a prefeita.

Galeria de Fotos

cadastro enviado com sucesso

Seu Cadastro foi enviado com sucesso e será analisado por nossa equipe.