Alunos de tempo integral participam de atividades no Parque Aquático

Muito mais que um direito fundamental de todos, e que perpassa o desenvolvimento humano, por meio do ensino e da aprendizagem, visando desenvolver e potencializar a capacidade intelectual do indivíduo, a educação em Quissamã é para além dos muros da escola. Na rede pública municipal, o Projeto de Educação em Tempo Integral é um diferencial. A iniciativa atende crianças, do maternal II ao 5º ano do ensino fundamental, com idade entre 3 e 11 anos. O projeto, além das creches, abrange a Escola Felizarda Maria Conceição de Azevedo, em Machadinha, e a Escola Ignácio Hugo de Souza, na Penha.
Com a iniciativa, além das atividades rotineiras de sala de aula, abrangendo conteúdos fundamentais como História, Geografia, Matemática, Português, Ciências, entre outras disciplinas, os alunos da Escola Felizarda participam de atividades recreativas, entre elas a natação (para o 3º, 4º e 5º anos), no Parque Aquático Municipal. Já na Escola Ignácio Hugo, a educação integral envolve alunos do maternal II ao 3º ano do ensino fundamental. As atividades acontecem às quartas e sexta feiras.
Nesta quarta (11), foi a vez dos alunos da Escola Ignácio Hugo participarem da natação, acompanhados pela professora Rosina Nascimento. “Esse tipo de atividade é muito importante para nossos alunos e só temos de agradecer a oportunidade oferecida a eles”, disse Rosina. As aulas são acompanhadas pelo professor de Educação Física Eduardo Ferreira de Carvalho. Exercendo o papel de educador de natação há 33 anos, ele destaca a importância da prática. “Aqui no município faço esse trabalho há três anos com os alunos da Educação, duas vezes por semana. A natação é um dos esportes mais completos, pois melhora a qualidade de vida, a saúde, sendo recomendada pelos médicos para quem tem, por exemplo, problemas de coluna ou respiratórios. É uma atividade espetacular e já ouvi relatos de alunos que melhoraram a saúde, não só a questão física. Para as crianças, atividade colabora com avanços na coordenação motora, assim como no respeito e convívio social aqui e na escola”, frisou o professor.
“A atividade de natação para alunos de tempo integral, em parceria com a Coordenadoria de Esporte e Juventude, é uma iniciativa que contribui com o desenvolvimento e aprendizado dos alunos. Temos um total de 76 alunos participando das atividades, sendo 52 da Escola Felizarda e 24 da Ignácio Hugo. A natação é uma atividade que, além de ser prazerosa, auxilia na disciplina dos alunos, estimula a coordenação, além de desenvolver habilidades voltadas ao corpo”, destacou a coordenadora de Gestão Pedagógica, Helena Lima.
A coordenadora de Esporte e Juventude, Isis Chagas, fala da relevância da parceria entre Educação e Esporte. “É de grande importância essa parceria para o desenvolvimento do município. Todas as secretarias e coordenadorias devem trabalhar em conjunto para proporcionar o melhor para os munícipes. Observar a alegria e o desenvolvimento das crianças é a maior recompensa”, completou.