A final do Soletrando, um dos eventos mais esperados da Feira Literária de Quissamã (Fliq), abriu a programação nesta quinta-feira (5) com muita torcida e emoção. Estudantes da rede municipal de ensino mostraram domínio das palavras e dedicação nos estudos. A campeã do 1º segmento (4º e 5º anos) foi Alícia Mel, 11 anos, da Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo. Já Enrique Gomes, 12 anos, da Escola Prof. Nelita Barcellos dos Santos, garantiu o bicampeonato no 2º segmento (6º e 7º anos), repetindo a primeira colocação conquistada em 2023.
O Soletrando começa nas escolas, onde os alunos participam de seletivas internas. Cada unidade seleciona um representante para a grande final. E a competição vai além de soletrar palavras corretamente: envolve semântica, derivação e aplicação no contexto, ajudando a melhorar tanto a escrita quanto a fala dos participantes. A secretária de Educação, Helena Lima, destacou o impacto da metodologia.
“As crianças merecem esse evento e reconhecimento. Além de soletrar e mostrar todo conhecimento de sala de aula, os alunos têm que lidar com o nervosismo de uma competição. Todos são vencedores por chegarem até aqui. O recado que fica é que os pais invistam cada vez mais nos filhos, porque o resultado vem. É a união das boas práticas na escola e em casa que faz a diferença”, afirmou.
Os resultados refletem também o engajamento familiar. Durante o ano, as famílias recebem materiais de apoio e participam do processo de preparação dos alunos, que utilizam notebooks e tablets para estudar em casa. “É muito gratificante, uma felicidade surreal. A Alícia é muito dedicada e ser reconhecida assim é maravilhoso. A Educação de Quissamã não tem igual, só temos a agradecer aos professores, diretores e todos os envolvidos”, disse Denise Gonçalves, mãe de Alícia.
Na final, os campeões de cada segmento levaram para casa prêmios. Alícia e Enrique ganharam bicicletas; os segundos colocados, Nycolle Ribeiro e Karine Soares, receberam caixas de som; e os terceiros, Nicolas Pereira e Ellanno Ferreira, ganharam fones de ouvido.